Green Energy Report

Metas de expansão eólica até 2030 podem ser comprometidas com gargalos na cadeia global de suprimentos

É o que aponta um estudo feito pelo Conselho Global de Energia Eólica (no inglês, Gwec)

Um estudo realizado pelo Conselho Global de Energia Eólica (no inglês, Gwec), em parceria com o Boston Consulting Group, indica que gargalos na cadeia global de suprimentos da indústria podem impedir o alcance das metas climáticas até 2030, que prevê a viabilização de 650G@ em projetos.

Para chegar a essa projeção, o estudo analisou e considerou diversos cenários de crescimento econômico, incluindo a premissa de que para conter o aquecimento global a 1,5ºC será necessário atingir de 2,75 TW a 3,5 TW em capacidade instalada de fonte eólica em menos de 7 anos, levando em consideração as projeções da Agência Internacional para as Energias Renováveis (Irena) e da Agência Internacional de Energia (IEA). Todavia, os gargalos identificados pelo Gwec apontam que a capacidade global de energia eólica será de aproximadamente 2 TW em 2030.

Apenas o cenário “portas abertas”, que prevê o crescimento da colaboração regional nas pontas da oferta e da demanda por equipamentos, viabiliza o crescimento projetado da capacidade instalada para conter o aquecimento global.

“Governos devem trabalhar em conjunto para garantir que o setor atenda a enorme procura por energia limpa e segura nesta década. O investimento nas cadeias de suprimentos tem registrado reveses em muitas regiões do mundo, em grande parte causados por desafios nas políticas, na regulamentação e na concepção do mercado, enquanto a própria indústria precisa enfrentar a emergência climática, adotando uma padronização com um desenho tecnológico mais global e modular”, disse Ben Backwell, CEO do Gwec.