Green Energy Report

Paraíba apresenta o Atlas Solarimétrico, iniciativa para ampliar setor de energia solar no estado

Plataforma interativa utiliza mapa georreferenciado para identificar regiões promissoras

Com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento de projetos de energia solar na Paraíba, o governo estadual lançou o Atlas Solarimétrico, uma plataforma interativa que utiliza um mapa georreferenciado para identificar as regiões mais promissoras para a instalação de sistemas fotovoltaicos. O investimento total no projeto foi de R$ 1,2 milhão com recursos próprios do Estado.

A iniciativa permitirá oferecer informações para investidores, consultores, pesquisadores e demais profissionais do setor. Através da plataforma será possível realizar simulações de sistemas de energia solar a partir de qualquer local de interesse selecionado.

Desse modo, defende o Governo da Paraíba, será facilitado o processo de estudos e empreendimentos baseados na energia solar, contribuindo para a consolidação do estado como um destaque para investimentos do Brasil e do exterior

O lançamento do Atlas ocorreu no auditório do Sebrae, em João Pessoa. Na ocasião, o governador da Paraíba, João Azevêdo, reforçou o intuito de atrair investimentos.

“As informações disponibilizadas no Atlas irão permitir que qualquer empresa do mundo possa simular projetos na Paraíba, sem custo de deslocamento e, além disso, a ferramenta apresenta toda a potencialidade do estado na geração de energia solar. Nós sabemos da vocação do Nordeste para a energia renovável que irá servir de base para o hidrogênio verde, o combustível do futuro, e a Paraíba se prepara cada vez mais a estar entre os estados que mudarão o perfil econômico da região”, afirmou.

“O Atlas auxilia na exploração do nosso potencial de geração de energia limpa. Nós já temos o mapa eólico e, graças ao empenho do governador, que também preside o Consórcio Nordeste, temos avançado no segmento. O esforço do governador também busca viabilizar investimentos de R$ 140 bilhões na região com a prorrogação dos projetos já outorgados”, acrescentou o secretário estadual de Infraestrutura e dos Recursos Hídricos, Deusdete Queiroga.