Durante o painel “IA: Mudando o Curso da História Humana“, no Febraban Tech 2024, Amy Webb, CEO do Instituto Future Today, chamou a atenção para o lugar central do setor bancário na transformação digital.
Webb também reiterou a importância do Brasil e das fintechs brasileiras na liderança da inovação global.
A CEO do Instituto Future Today mencionou a famosa frase “Brasil, o país do futuro,” que surgiu em 1941 e tem sido reciclada ao longo do tempo. Ela enfatizou a relevância da Febraban e das instituições financeiras brasileiras na transformação digital.
“Vocês são extremamente importantes para a economia brasileira,” disse Webb.
Apesar do destaque à importância do Brasil, Amy fez um alerta: segundo ela, o país ainda está “vivendo no passado”.
“As indústrias brasileiras podem e devem nos liderar em direção ao futuro. Estou cansada das pessoas ignorando o Sul global. Mas vocês estão fazendo um trabalho incrível”, pontuou Web.
Inovação vs. Interação
Webb criticou a forma como os líderes estão focados na interação em vez da inovação. “Vocês são inovadores. Vocês já falam de IA com seus líderes há anos, e eu sei disso, mas eles ainda não compreenderam o potencial,” observou Webb.
Ela reconheceu a agonia sentida por muitos no setor de fintechs, que podem achar que não estão se movendo rápido o suficiente.
Papel da IA e a Geração T
Amy Webb falou sobre o trabalho do Future Today Institute, que navega empresas através de incertezas, observando rigorosamente os sinais de tendências e modelando-as a longo prazo.
“Os setores da indústria estão atrás de todo tipo de organizações, e percebi que todos têm perguntado sobre Gen IA, mas notei que os líderes não sabem responder,” disse Webb.
Ela expressou seu amor pelo Brasil e a criatividade que encontra nos brasileiros, que a fazem sentir esperançosa.
Webb introduziu o conceito de “Geração T,” a geração de transição, indicando que nossa sociedade vai mudar significativamente após essa fase. “Quero que vocês mantenham isso em mente,” concluiu.