O Mais Correios, marketplace lançado em abril deste ano e estreado no início deste mês, é fruto da parceria entre os Correios e a Infracommerce. Nos próximos meses o programa planeja expandir sua plataforma e agregar, além dos grandes, pequenos e médios vendedores, segundo a diretora geral da Mais Correios-Infracommerce, Carol Sampaio.
A medida facilitaria a entrada desses negócios ao ambiente digital, com vantagens em logística, preços e segurança.
O novo marketplace levou parte de seus membros ao Fórum E-commerce Brasil, que teve seu segundo dia nesta quarta-feira. O evento reúne empresas e especialistas para debater o mercado de comércio digital.
A plataforma entrou no ar com mais de 500 mil produtos e 25 categorias, incluindo eletrodomésticos, informática, moda, construção, entre outras.
“Abrimos primeiramente para nossos colaboradores internos, colaboradores Infracommerce, colaboradores Correios, para que sentissem o gostinho do nosso canal, e em 1º de junho abrimos para o mercado. Deste então, temos aprendizado, evolução, melhorias e novidades”, disse Sampaio ao jornal CNN.
A executiva relata “receptividade” de clientes nos primeiros dias de funcionamento da plataforma e comenta os planos futuros do Mais Correios.
“Por estratégia, começamos dividindo nosso canal em duas ondas de captação de sellers, começando por grandes sellers que já possuem presença digital no mercado, operação consolidada, até para garantir a qualidade de oferta para o consumidor final”, disse.
“E vamos avançar para uma segunda onda, em que vamos começar a falar com as pequenas e médias empresas e dar a eles suporte para vender em nosso canal”, completou.
Iniciativa e parcerias
O marketplace “Mais Correios”, foi criado para ampliar o acesso de micro e pequenos negócios ao comércio eletrônico.
Apoiado pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), a proposta tem como foco microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte. A ideia baseia-se em facilitar a entrada desses negócios no ambiente digital, com vantagens em logística, preços e segurança.
Durante o lançamento, o presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, destacou que 95% dos CNPJs ativos no país são de micro e pequenas empresas.
De acordo com o presidente, é necessário garantir que esses empreendimentos participem das transações da nova economia, como inovação e inteligência artificial.
Décio citou que a aliança com os Correios também tem como meta ampliar a empregabilidade, já que os pequenos negócios são os principais geradores de empregos formais no Brasil.
Os Correios são responsáveis pelo frete competitivo e pela logística das entregas em todo o território nacional. Enquanto a Infracommerce, especializada em soluções digitais para e-commerce, fornece toda a infraestrutura tecnológica, incluindo meios de pagamento, usabilidade, segurança e suporte técnico.