Inteligência artificial

IA impulsiona vendas online nos EUA no final de 2024

Os varejistas recorreram a serviços de atendimento conversacional, ou chatbots, entre outras estratégias

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Inteligência Artificial (IA)/ Foto: Divulgação

Os chatbots alimentados por IA (inteligência artificial) auxiliaram os consumidores a adquirir e devolver produtos durante a temporada de festas de fim de ano em 2024, impulsionando as vendas online nos EUA em quase 4% na comparação anual. As informações foram divulgadas nesta segunda-feira (6) através do relatório da Salesforce.

Os varejistas recorreram a serviços de atendimento conversacional, ou chatbots, entre outras estratégias, como recomendação de produtos, promoções direcionadas e programas de fidelidade, para influenciar os consumidores que buscavam produtos populares e as melhores ofertas para seu perfil de consumo.

As vendas online cresceram para US$ 282 bilhões nos EUA entre 1º de novembro e 31 de dezembro, contra US$ 272 bilhões no ano anterior, superando a previsão de crescimento de 2% da Salesforce, mesmo com descontos mais moderados.

Os compradores utilizaram serviços de chatbots baseados em IA 42% a mais do que no ano anterior, conforme apontado pela Salesforce, que analisou dados de 1,6 trilhão de visualizações de páginas em sua plataforma.

As vendas influenciadas por IA cresceram para US$ 229 bilhões em vendas globais online entre 1º de novembro e 31 de dezembro, contra US$ 199 bilhões em 2023, segundo o relatório, de acordo com o “InfoMoney”.

Entenda como a Inteligência Artificial ajuda a investir melhor

Inteligência Artificial (IA) deixou de ser uma novidade tecnológica para se tornar parte do nosso dia a dia, seja nas buscas na internet, nos aplicativos de mapas ou nas redes sociais, personalizando cada experiência. No mundo dos investimentos, não é diferente, sendo capaz de impactar como as pessoas administram seu dinheiro.

Plataformas digitais e aplicativos móveis estão cada vez mais incorporando essa inovação para oferecer aos investidores ferramentas mais sofisticadas. Por meio de algoritmos avançados, a IA consegue analisar grandes volumes de dados, identificar padrões e fazer previsões, auxiliando na tomada de decisões e na construção de portfólios mais eficientes.

No entanto, é importante ressaltar que ainda apresenta um certo grau de complexidade e exige um certo capital em tecnologia e infraestrutura, que nem sempre está ao alcance de todos os investidores. Enquanto as opções mais básicas e intuitivas já estão disponíveis para o público, os serviços mais avançados, como análise preditiva e robôs de investimentos, ainda são restritos aos clientes institucionais ou de alto patrimônio líquido.

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