Jeff Bezos
Jeff Bezos / Divulgação

Jeff Bezos, CEO e fundador da Amazon, afirmou que os recentes gastos com inteligência artificial por muitas companhias se assemelham a uma “bolha” que pode levar à perda de investimentos, mas que também melhorará a situação da sociedade.

“Quando as pessoas ficam muito empolgadas, como estão hoje com a inteligência artificial, por exemplo, é porque todo experimento é financiado, toda empresa é financiada, as boas e as más ideias”, disse Bezos.

Ainda assim, a IA (inteligência artificial) mudará todos os setores e melhorará a produtividade de “todas as empresas do mundo”, disse ele na Italian Tech Week, em Turim, nesta sexta-feira (3).

“O que está acontecendo é uma ‘bolha’ semelhante à da biotecnologia na década de 1990, quando as empresas saíram do mercado e os investidores perderam dinheiro, mas “conseguimos alguns medicamentos que salvaram vidas”, segundo ele.

Os chamados provedores de neocloud, que fornecem às grandes empresas de tecnologia poder computacional extra e acesso a chips especializados para a execução de IA, estão sendo financiados mesmo antes de terem construído a infraestrutura.

A empolgação em torno dos avanços em inteligência artificial levou a avaliações enormes para essas empresas.

“Quando a poeira baixar e descobrirmos quem são os vencedores, a sociedade se beneficiará com essas invenções”, disse ele. “É isso que vai acontecer aqui também. Isso é real. Os benefícios da IA para a sociedade serão gigantescos”, completou.