De acordo com uma pesquisa realizada pelo Sebrae e cedida com exclusividade para a CNN, 44% dos pequenos empreendedores brasileiros faz uso de Inteligência Artificial (IA). O resultado diz respeito ao cenário espontâneo.
O uso de programas utilizados para gerir o negócio passou a ser de 47% nos empreendimentos. Empresas de pequeno porte (78%) e do setor de comércio (53%) são os grupos que apresentam os maiores índices do uso desses programas.
O levantamento aponta que 8 em cada 10 já usaram GPS, 77% já tiveram alguma experiência com programas de reconhecimento facial, 56% já utilizaram assistentes virtuais e 52% já usaram aplicativos que melhoram a qualidade da imagem.
“A inteligência artificial é um conceito que não tem mais volta. Os pequenos negócios podem fazer a gestão da empresa com o celular na mão. O Sebrae tem trabalhado para capacitar e apoiar nossos empreendedores nessa jornada, ampliando o nível de digitalização em todo o país”, disse Décio Lima, presidente do Sebrae.
O Sebrae identificou o uso de ferramentas com Chat GPT, Deep Seek, Copilot, Gemini e outros geradores de texto por 51% dos entrevistados; 44% já usou ferramentas de geração de imagem; 41% já usou chatbots de robôs do Whatsapp; 30% usou chatbots de vendas, 22% já usaram dispositivos inteligentes que controlam luz, temperatura e outros aspectos físicos da empresa; e 20% já tiveram contato com robôs de bate-papo que tiram dúvidas financeiras.
Quanto maior, mais IA
A pesquisa do Sebrae identificou que quanto maior o tamanho do negócio, maior é a presença do uso de Inteligência Artificial. 65% das empresas de pequeno porte (EPP) afirmam utilizar IA. Entre os microempreendedores individuais (MEI) a porcentagem é de 35%.
Entre donos de negócios que têm pós-graduação o uso é de 75%, já entre os que têm nível superior é de 60%. Os mais jovens também fazem mais uso de inteligência artificial. Empreendedores de até 34 anos são os que mais usam a tecnologia (56%), já entre os idosos, apenas 38% utiliza.
Aumento da digitalização
A pesquisa do Sebrae mostrou que 76% dos empresários usam computadores em suas atividades, aumento de seis pontos percentuais desde 2022, igualando o pico registrado há dez anos.
O levantamento também identificou que houve um crescimento no número de computadores usados nas empresas, apesar de o número continuar baixo. Entre 2022 e 2025 , a média de equipamentos passou de 2,4 para 2,8. No mesmo período, o número de empreendimentos com apenas uma máquina caiu de 55% para 47%. Já entre os empresários que contavam com três a cinco computadores, o número saltou de 7% para 20%.