Na próxima sexta-feira (09), a seleção brasileira enfrenta a Croácia pelas quartas de final da Copa do Mundo de Futebol Masculino, sediada no Catar. A partida começa às 12h (horário de Brasília) e vai alterar o horário de vários serviços, como bancos e correios.
Segundo a Febraban (Federação Brasileira dos Bancos), nos estados com horário igual ao de Brasília, o atendimento ao público antes do jogo será das 9h às 11h e, depois da partida, das 15h30 às 16h30.
Já para estados com diferença de 1h em relação ao horário de Brasília, o atendimento ao público será das 8h às 10h e das 14h30 às 15h30. Dessa forma, nos estados com diferença de 2h em relação ao horário de Brasília, os bancos irão funcionar das 7h às 9h e das 13h30 às 14h30.
A Federação também informou que as agências em Fernando de Noronha, que tem fuso horário com diferença de 1h antes do horário de Brasília, o atendimento será feito das 8h às 12h.
A decisão para as mudanças, segundo a Febraban, considera questões como a segurança das agências e de transporte de valores.
Ainda, os canais digitais e remotos dos bancos, como internet e mobile banking, assim como as salas de autoatendimento, funcionarão normalmente nos dias de jogos da seleção brasileira, seguindo os horários estabelecidos por cada instituição, a seu critério, de acordo com a Federação.
Além de bancos: como fica a B3 em dias de jogos?
A B3 (B3SA3) informou que a Copa do Mundo do Catar não vai alterar os horários de funcionamento. Com isso, os pregões acontecem normalmente em dias de jogo da seleção brasileira.
Na Copa do Mundo da Rússia em 2018 a B3 também não tinha alterado seus horários de funcionamento.
“Informamos que, durante os jogos da Copa do Mundo, de 20/11 a 18/12/2022, não haverá alteração dos horários de funcionamento dos sistemas de negociação e pós-negociação”, disse a B3 em comunicado.
No entanto, além de bancos, os jogos da Copa podem alterar os horários de shoppings e correios. Ainda, agências do INSS e da Receita Federal não abrem nesta sexta.