Ocasional

Booking: reclamações remetem aos problemas com 123Milhas e Hurb

Booking / Divulgação

O caos parece estar instalado no setor de turismo no Brasil. Depois dos sérios problemas envolvendo a 123Milhas e a Hurb, que deixaram milhares de clientes na mão, agora é a vez da Booking ser alvo de reclamações.

Na última postagem do Instagram da Booking Brasil vários seguidores reclamam que a empresa não está repassando os pagamentos de reservas para os proprietários de pousadas e hóteis. A maioria dos relatos são de pessoas que não recebem os valores devidos desde junho. Em algumas postagens há o apelo para que os anfitriões se organizem judicialmente contra a companhia, acusando-a de calote.

“Retirando minha propriedade da plataforma por falta de pagamento! Desrespeito e falta de compromisso com os parceiros”, disse uma empresária. “Não utilizem a plataforma da Booking para fazer reserva. Hóspedes, façam suas reservas diretamente com o proprietário ou estabelecimento!”, apelou outra.

Para o Money Times, a empresa atribuiu os atrasos a uma falha técnica decorrente da mudança do seu sistema interno de pagamentos e está trabalhando para normalizar os repasses. A reestruturação ocorreu no final do mês de julho e atingiu exclusivamente os anfitriões.

123 Milhas investigada por cancelamento de passagens promocionais

O Ministério do Turismo investigará a agência de viagens 123 Milhas por suspender os pacotes e a emissão de passagens de sua linha promocional, afetando viagens já contratadas da linha “Promo”, de datas flexíveis, com embarques previstos de setembro a dezembro de 2023.

A pasta já acionou o Ministério da Justiça e Segurança Pública para que, por meio da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), avalie a instauração de um procedimento investigativo que esclareça as razões de tais cancelamentos, identifique todos as pessoas atingidas e promova a reparação de danos a todos os clientes prejudicados.

Ambos os ministérios estão empenhados na busca de mecanismos que evitem que situações semelhantes voltem a se repetir e na responsabilização de empresas que, porventura, tenham agido de má-fé.

O MTur e o MJSP acompanharão, de perto, o avanço das investigações preliminares e manterão informados todas as pessoas e setores envolvidos.

Hurb vende pacotes flexíveis apesar de proibição da Senacon

O Hurb (antigo Hotel Urbano) continua comercializando pacotes mesmo não tendo quitado os pagamentos de direitos devidos a funcionários demitidos e envolvida com problemas na Justiça.

A empresa está autorizada a manter suas operações já que não existe medida judicial ou administrativa que impeça a venda de pacotes. Cerca de dois meses depois de uma demissão em massa, o Hurb ainda não honrou com os pagamentos aos funcionários desligados, como antecipou a coluna Capital. Os débitos incluem multa, rescisão de contrato e até duas parcelas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

Recentemente, o Hurb foi alvo de uma leva de queixas de clientes que compraram pacotes e não conseguiram viajar. Os consumidores denunciaram que, ao chegar no destino da viagem, quartos reservados ainda não haviam sido efetivamente pagos pela plataforma.