Ocasional

Cemig (CMIG4) nega rumores sobre renúncia de presidente

A companhia afirmou ainda que o presidente "a conduzindo o processo de transformação da Cemig através de uma gestão sustentável"

A Cemig (CMIG4) refutou os rumores de mercado divulgados pela imprensa sobre uma eventual renúncia do presidente da empresa, Reynaldo Passanezi Filho, conforme declarado em comunicado ao mercado.

A companhia de energia mineira “esclarece aos seus acionistas e ao mercado em geral que não há expectativa ou interesse do presidente em relação a sua renúncia ao cargo ou qualquer manifestação do conselho de administração neste sentido”.

A Cemig destacou ainda que o presidente “continua conduzindo o processo de transformação da Cemig através de uma gestão sustentável”.

Cemig (CMIG4) e CVC (CVCB3) são destaques do último pregão de 2023

As ações da Cemig (CMIG4) CVC (CVCB3) foram os destaques da última sessão do Ibovespa de 2023, realizada nesta quinta-feira (28). Enquanto e elétrica liderou os ganhos avançando 1,95%, a agência de viagens seguiu o caminho oposto, com queda de 12,71%, a mais acentuada do dia.

O desempenho das duas companhias foi afetado de formas opostas pelos anúncios que repercutiram ao longo do dia. O primeiro deles foi a divulgação dos dados de inflação mais fortes do que o esperado no Brasil, sobretudo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) de dezembro.

Além disso, o mercado reagiu ao anúncio de novas medidas fiscais feito por Fernando Haddad. O ministro da Fazenda destacou que a equipe econômica continuará a perseguir a meta de déficit primário zero em 2024. Em coletiva de imprensa, ele apresentou um pacote de compensações à desoneração da folha de pagamento, composto por propostas que serão enviadas pelo governo ao Congresso por meio de uma medida provisória (MP).

A Cemig se beneficiou do sentimento de cautela do mercado sobre ativos do setor elétrico, considerados mais defensivos. O analista da Ajax Asset Gabriel Simon explica que diversas empresas elétricas têm contratos baseados no IPCA, o que traz maior segurança após a alta do indicador.

O desempenho da CVC é atribuído a sensibilidade dos papéis da companhia aos juros futuros e incertezas da pauta fiscal do governo.