A nova trend do TikTok, chamada “CLT premium”, se refere a uma elite de profissionais contratados dentro do regime de CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) e que recebem “benefícios diferenciados”.
Na última semana, segundo o Google Trends, a busca na internet pela expressão “CLT premium” teve um aumento de 100%.
Esses benefícios não são direitos trabalhistas, como no caso do auxílio-transporte, férias, 13º salário e FGTS (Fundo de Garantia). Com isso, as empresas não têm a obrigatoriedade de oferecê-los.
“Só com o vale-refeição, recebo o valor de quase dois salários mínimos. Também tenho direito a 14º e 15º salários”, declarou João Vitor Paz, de acordo com o “G1”.
O jovem de 22 anos é gerente de contas em uma instituição financeira no Rio Grande do Sul. O vídeo que ele gravou sobre “CLT premium” é um dos mais famosos da trend. A gravação chegou a quase quatro milhões de visualizações.
“O pessoal ainda está desacostumado e remete CLT a algo sofrido, que não dá frutos. Não é sempre assim, mas, para se ter um bom cargo, é preciso se aperfeiçoar”, declarou Vitor.
Nos vídeos, os “CLTs premium” ostentam os diferenciais que existem em suas empresas através de uma combinação de fotos em carrossel.
Grande parte dos conteúdos é publicada por jovens da “Gen Z”, o grupo formado por pessoas nascidas entre os anos de 1995 e 2010.
A trend passou a ser uma manifestação dos jovens sobre o quão importante é ter os esforços recompensados, o que pode estimular empresas a entregarem melhores condições de trabalho. A afirmação é da especialista em gestão de pessoas Vitor Martinez.
Contudo, esse tipo de conteúdo pode não ser tão saudável. Para o especialista, a ostentação de privilégios elitiza uma categoria de profissionais e deve ocasionar um sentimento de inferioridade para quem não usufrui das mesmas condições.
A trend do “CLT premium” é incentivo ou exibicionismo?
Isabela Dias de Oliveira, que atua em uma empresa de gestão para RH (Recursos Humanos) e setores financeiros, disse que participou da trend após assistir ao vídeo de outra usuária do TikTok.
Para ela, a missão do viral é apresentar um ponto de vista animador sobre a CLT.
“Influencers e coaches pregam que, para ter sucesso, dinheiro e liberdade, tem que ser o dono. Minha geração pensa assim, querendo resultados rápidos, e isso pode ter contribuído para esse desinteresse no trabalho com carteira assinada”, disse ela.
“Realmente, ser CLT não é fácil. Tem horários e regras. Mas ter os seus direitos assegurados e estabilidade são fatores importantes que esse formato proporciona”, acrescentou.
Giovana Presotto, de 23 anos, também contribuiu com a trend. A jovem é consultora de uma prestadora de serviços odontológicos.
Presotto possui mais de 20 benefícios trabalhistas. Entre eles, o recebimento da participação nos lucros (duas vezes ao ano) da empresa e previdência privada.