Legalização de cassinos

Contribuição das apostas online para a receita geral de eventos esportivos através de patrocínios e parcerias

A recente legalização dos cassinos online e apostas esportivas, trouxe um novo panorama de segurança para o setor no Brasil

Foto: Freepik
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O setor de patrocínios esportivos tem tido um crescimento significativo nos últimos anos, com empresas de diversos segmentos investindo em times, competições e atletas. Entre as empresas que mais crescem no ramo estão os sites de apostas, que viram neste meio um ótimo espaço para ampliar sua presença de marca.

Esse crescimento expressivo está relacionado a alguns fatores chave. A recente legalização dos cassinos online e apostas esportivas, trouxe um novo panorama de segurança para o setor no Brasil. A acessibilidade às plataformas de apostas por meio da internet. Além do esporte é claro, que é um dos maiores impulsionadores do mercado de apostas no país.

O patrocínio dessas empresas de apostas têm gerado um impacto significativo na receita do esporte, principalmente quando falamos de futebol. Em 2023, a receita de 31 dos 40 clubes das Séries A e B do Campeonato Brasileiro, por exemplo, chegou a R$ 11,1 bilhões, sendo R$ 1,4 bilhão via patrocínios, 39% superior a 2022.

Entre os times da Série A, 15 dos 20 times que disputam esta edição têm como patrocinador principal uma casa de aposta, o que representa 75%. E este fenômeno não se limita apenas ao Brasil. De acordo com uma pesquisa feita pelo site BolaVip Brasil, em um levantamento de 234 times de primeira divisão, de 12 países diferentes, Alemanha, Argentina, Bélgica, Brasil, Espanha, França, Holanda, Inglaterra, Itália, México, Portugal e Turquia, 27% deles têm como maior parceiro comercial uma empresa de apostas online.

Essa tem sido a principal estratégia dessas casas de apostas ao tentar se vincular a equipes de grande expressão através de patrocínio master, quanto por meio de ativações e promoções atrativas para os torcedores, como depósito mínimo de 5 reais, uma quantia acessível à população brasileira, sempre com o intuito de transformá-los em clientes fiéis.

Esses acordos são de grande benefício para o time porque gera receita em diferentes frentes por meio de parcelas fixas recebidas por algum período determinado, benefícios em função do número de novos apostadores que chegaram à casa de aposta devido ao clube, participação em percentuais do lucro das apostas, e mais. Tais receitas proporcionam ao clube um aumento de capital, e, portanto, possibilidades novas de investimento no próprio clube, seja com contratação de jogadores melhores, desenvolvimento do CT, por exemplo.

Em contrapartida, os clubes promovem a imagem dessas empresas na qual fecharam acordos, com exibição da marca principalmente nos uniformes, como mencionado mais acima, propaganda nos ônibus que levam as equipes para os estádios, postagens nas redes sociais e muito mais. Essas ações procuram aumentar a visibilidade das casas de apostas, podendo aumentar o número de pessoas que apostam, o que consequentemente, aumenta o lucro da empresa.

Por fim, os torcedores, que são o consumidor final, também se beneficiam. A presença das casas de apostas pode incentivá-lo a acompanhar os jogos de seu time com mais intensidade, ou até mesmo o futebol brasileiro como um todo, pois oferece a oportunidade de ganhar dinheiro com algo que já faz parte de sua rotina. Além disso, as apostas podem intensificar ainda mais a paixão dos torcedores pelo seu clube e pelo futebol em geral, já que a torcida do espectador não seria apenas pela vitória do seu time, mas também pelo sucesso de sua aposta.

Os investimentos não apenas se limitam aos times, como também estratégias de propagandas com grandes personalidades do esporte como embaixadores da marca como Rivelino, craque da Copa de 1970 com a Betano e Denilson, campeão do mundo com o Brasil na Copa de 2002, com a Sportsbet.io, por exemplo para tentar se aproximar cada mais do público.

Além disso, é notado o aumento de propaganda dessas empresas nas placas na beira do campo e também patrocinando campeonatos como é o caso do Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil, por parte da Betano que fechou um contrato de R$ 50 milhões, o que garante também uma visibilidade às marcas durante as transmissões de partidas. Através desses patrocínios, as casas de apostas encontraram uma nova forma de buscar visibilidade no principal esporte do Brasil, o futebol, para atrair novos clientes.