Cenipa

FAB recupera caixa-preta de avião que caiu no interior de SP

Queda do avião em Vinhedos
Foto: reprodução

O Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), entidade da FAB (Força Aérea Brasileira), informou nesta sexta-feira (9) que recuperou a caixa-preta da Voepass que caiu em Vinhedo (SP) na mesma data.

Segundo o órgão da FAB em São Paulo, a equipe recuperou os gravadores que registraram as vozes da cabine (cockpit voice recorder) e também os dados de altitude, velocidade, meteorologia, entre outros, referentes ao voo (flight data recorder).

Conforme apontou o brigadeiro do ar Marcelo Moreno, chefe da Seção de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos da FAB, os itens serão enviados para Brasília, onde serão analisados em um laboratório.

Além disso, a aeronave da Voepass era do modelo ATR-72-500. Segundo o “InfoMoney”, o voo saiu de Cascavel (PR) com destino a Guarulhos (SP). O acidente resultou na morte de 62 pessoas.

Parceiros

FAB: entenda caso do avião com 62 pessoas a bordo cai em Vinhedo-SP

Um avião caiu na região do bairro Capela, em Vinhedo (SP), no início da tarde desta sexta-feira (9). Foi informado pela Polícia Militar à EPTV que o chamado foi recebido às 13h28 na Rua João Edueta, nas proximidades da Rodovia Miguel Melhado de Campos (SP-324). As autoridades enviaram equipes ao local.

De acordo com a Voepass Linhas Aéreas, a companhia aérea que é proprietária da aeronave, trata-se de um avião turboélice de passageiros, do modelo ATR-72. Segundo a empresa, a aeronave saiu de Cascavel (PR) com destino a Guarulhos (SP). Informações da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) indicam que o modelo comporta 68 passageiros.

Ainda não há informações sobre possíveis vítimas. Contudo, hospitais de Vinhedo e Valinhos (SP), cidade vizinha, já estão sendo mobilizados para estarem preparados para o recebimento de possíveis feridos. O “G1” sinalizou que o Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil e a Polícia Militar estão atendendo a ocorrência no local.