Um dos organizadores do Festival Afrofuturismo e co-fundador da Vale do Dendê, Paulo Rogério comemorou o impacto positivo da realização do evento. Durante o encerramento do encontro, voltado para a criatividade e a inovação, neste sábado (19), ele disse considerar que o Festival Afrofuturismo é o único com o recorte racial em toda a América Latina.
“A gente organizou esse evento em muito pouco tempo. [É surpreendente] ter um evento realizado simultaneamente em vários locais, trazendo personalidades internacionais, que é uma coisa complexa, e ainda ter o desafio de trazer um tema novo”, considerou Paulo ao BP Money.
Para Maria Ribeiro, coordenadora de produção do festival Afrofuturismo e consultora de comunicação e projetos da Vale do Dendê, muitos foram os desafios, mas todos eles foram superados, em prol da integração de diferentes lugares do Pelorinho.
“Ele é um evento de tecnologia com o desafio de ser no Centro Histórico”, pontua Ribeiro, revelando a pretensão de que outros espaços possam ser ocupados na próxima edição.
Paulo Rogério e Maria Ribeiro organizaram o Festival Afrofuturimo / Foto: Gabriel Rios / BP Money
Co-fundador da Vale do Dendê é premiado pelo MIPAD Global
Paulo Rogério foi premiado por Kamil Olufowobi, criador do prêmio MIPAD Global, neste sábado (19), durante o Festival Afrofuturismo, no teatro Gregório de Mattos, em Salvador.
Com a premiação, Rogério se torna o primeiro brasileiro a entrar para o Hall da Fama do MIPAD Global. “Um nigeriano Iorubá me entregar o prêmio é uma conexão de família. Fiquei muito emocionado”, disse o cofundador da Vale do Dendê ao BP Money.
Idealizador do Festival Afrofuturismo, Rogério foi homenageado justamente pela realização do evento, que visa gerar mais oportunidades e conhecimento aos empreendedores negros.
O MIPAD Global é o maior prêmio global de reconhecimento da centralidade africana e da conexão dos afrodescendentes no mundo.
Paulo Rogério figura entre os nomes de maior valor da RoW100: Global Tech’s Changemakers, uma das mais renomadas organizações com publicações que envolvem tecnologia, cultura e experiências humanas, fazendo parte da seleta lista dos 100 nomes mais inovadores em termos de tecnologia e empreendedorismo local, fora do Vale do Silício.
Festival Afrofuturismo, promovido pela Vale do Dendê
O Festival Afrofuturismo é promovido pela Vale do Dendê e Sebrae, transformando o Centro Histórico de Salvador em um ambiente acessível e inovador. Conhecidos pontos turísticos da cidade, a exemplo do Teatro Gregório de Mattos, Palacete Tira Chapéu, Largo Tereza Batista, além do novo Hub de Inovação do Centro Histórico – a Casa Vale do Dendê, serão transformados em instalações Afrofuturistas.
Foto: Gabriel Rios / BP Money
O Festival Afrofuturismo Ano IV – Por uma abolição econômica terá em sua programação talks, debates e palestras com convidados nacionais e internacionais das áreas de tecnologia, criação de conteúdo, jovens inovadores e empreendedores que discutirão assuntos relacionados ao protagonismo afrodescendente e sua contribuição para a economia criativa, plataformas digitais, universo das criptomoedas, entre outros temas.