A Ford divulgou nesta quinta-feira (26) seu balanço do terceiro trimestre de 2023. A montadora reportou lucro líquido de US$ 1,2 bilhão, representando um salto em comparação ao prejuízo de US$ 800 milhões registrado no mesmo período de 2022.
O resultado representa um lucro de US$ 0,39 por ação, em termos ajustados, mas levemente abaixo dos US$ 0,46 projetados pela FactSet.
Já a receita líquida da Ford totalizou US$ 43,8 bilhões entre julho e setembro deste ano. O lucro antes de juros e impostos cresceu para US$ 2,2 bilhões, ante US$ 1,8 bilhão no mesmo intervalo do ano anterior.
No terceiro trimestre, o fluxo de caixa das operações ficou em US$ 4,6 bilhões. Já o fluxo de caixa livre ajustado foi de US$ 1,2 bilhão.
Em comentário que acompanhou o balanço, a companhia disse que os resultados do terceiro trimestre ilustraram como a Ford está começando a concretizar o potencial de crescimento do plano Ford+ centrado no cliente e da redução dos custos na condução da rentabilidade.
“Estou muito otimista quanto à realidade que estamos criando com o Ford+”, disse o diretor-presidente, Jim Farley, em nota. “Estamos construindo uma empresa mais dinâmica, altamente talentosa e focada no cliente, na interseção de grandes veículos, marcas icônicas, software inovador e serviços de alto valor”, acrescentou.
Vendas do Ford Model sobem 44% no 3T23
No terceiro trimestre, as vendas no atacado de veículos elétricos de primeira geração do Ford Model aumentaram 44% na comparação com o mesmo período do ano passado, ao passo que a receita cresceu 26%.
O segmento registrou uma perda de lucro operacional antes de juros e impostos de US$ 1,3 bilhão, atribuível ao investimento contínuo em veículos elétricos da próxima geração.
A Ford Blue, que comercializa uma linha de veículos a gás e híbridos, reportou US$ 1,7 bilhão em ganho operacional no mesmo período, um avanço de 17% em relação ao mesmo período do ano passado.
Já as vendas de veículos híbridos da Ford aumentaram mais de 40% entre junho e setembro deste ano, lideradas pelos caminhões F-150 e Maverick. Os volumes híbridos do F-150 cresceram 47% em relação ao ano anterior, enquanto os híbridos agora respondem por 57% de todos os caminhões Maverick vendidos.