A General Motors (GM) comunicou ao mercado o desligamento de 1.300 funcionários em duas fábricas de automóveis no Estado norte-americano de Michigan, que deve acontecer no início de janeiro.
A montadora anunciou que 945 funcionários serão dispensados da fábrica Orion Assembly, que está encerrando a produção do veículo elétrico Chevrolet Bolt e passará por uma conversão para a fabricação de picapes elétricas a partir do final de 2025. A General Motors informou que a última produção do Bolt em Orion está agendada para a próxima semana.
Outros 350 dos 1.400 colaboradores da fábrica de Lansing Grand River serão demitidos devido ao encerramento da produção do Chevrolet Camaro. No entanto, a fábrica manterá a produção do Cadillac CT4 e do Cadillac CT5. A General Motors afirmou que os funcionários horistas impactados receberão propostas de emprego em outras instalações.
A General Motors, que se comprometeu a cessar a venda de veículos a gasolina até 2035, anunciou em outubro que estava desistindo da meta de produzir 400 mil veículos elétricos no período de 2022 até meados de 2024.
Em outubro, a Ford anunciou a redução temporária de um turno em sua fábrica de picapes elétricas F-150 Lightning EV.
Nesta semana, a Ford comunicou aos fornecedores que pretende fabricar aproximadamente 1.600 picapes elétricas F-150 Lightning EV por semana a partir de janeiro de 2024. Esse número representa cerca da metade da produção planejada anteriormente, que era de 3.200 unidades.
Ford: acordo com UAW inclui US$8 bi em investimentos na produção
Os líderes do sindicato United Auto Workers (UAW) aprovaram um novo acordo de contrato provisório neste domingo com a Ford que prevê um investimento de US$ 8,1 bilhões na produção da empresa, enquanto as negociações com a General Motors (GM) ainda não resultaram em um acordo.
O acordo entre a UAW e a Ford pode proporcionar aos trabalhadores até US$ 70 mil em pagamento adicional ao longo dos 4 anos e meio do contrato. Além de uma participação maior nos lucros e contribuições para a aposentadoria, informaram representantes do UAW aos membros em um vídeo neste domingo (29).
O valor máximo para os trabalhadores aumentará para US$ 42,60 por hora até 2028, incluindo os subsídios estimados de custo de vida. Além disso, a empresa disponibilizará pacotes de saída voluntária no valor de US$ 50 mil para os funcionários, e o novo contrato eliminará todas as categorias salariais mais baixas.
O UAW publicou os termos do seu novo contrato com a Ford após conversações com líderes sindicais locais em Detroit, antes de levar o acordo a todos os trabalhadores sindicalizados para ratificação.
A Ford adicionará veículos elétricos às fábricas de montagem existentes em Louisville e Ohio, de acordo com o resumo dos termos do UAW.
Os investimentos da Ford incluem vários novos modelos híbridos, incluindo versões híbridas gás-elétricas dos maiores SUVs da Ford, o Lincoln Navigator e o Ford Expedition. O presidente-executivo da Ford, Jim Farley, delineou planos para investir mais na expansão da linha híbrida da montadora, ao mesmo tempo que reduz os planos para expandir a capacidade de modelos totalmente elétricos.