O Dia dos Pais será comemorado neste domingo (14), mas golpistas já se anteciparam às comemorações. Um golpe no WhatsApp está prometendo saque gratuito de R$ 50 para “celebrar” a data.
O golpe do WhatsApp começa com o envio de uma mensagem no aplicativo trazendo o texto “Parabéns, você ganhou!”, acompanhado de link que leva a um site bancário falso. Ao clicar nele, a vítima é convidada a fornecer sua chave Pix para resgatar o prêmio.
Para evitar desconfianças, a página inclui comentários de supostos ganhadores e exige que o visitante compartilhe a campanha no mensageiro. Se não cumprir esta última etapa, o brinde será enviado para outra pessoa, como afirma a Kaspersky.
Golpe do WhatsApp pode causar prejuízo
Embora não solicite outros dados pessoais, a empresa de cibersegurança alerta que este novo golpe no WhatsApp pode causar prejuízos.
Ao ter a chave Pix da vítima, na qual geralmente é o CPF ou o número do celular, os cibercriminosos podem se passar pela pessoa e solicitar dinheiro a familiares e amigos, além de criar bancos de dados de números de telefones vendidos no mercado paralelo.
Golpe do boleto falso usa nome de bancos
Outro golpe que tem viralizado nas redes sociais é o do boleto falso. Cibercriminosos têm se aproveitado dos gargalos de segurança dos bancos para encontrar novas maneiras para enganar clientes.
A pessoa se apresenta como representante do banco, informando que havia um valor devido de mais de R$ 600. De acordo com a vítima, os dados do boleto foram conferidos, mas apresentava um erro quando ela tentava pagar.
Nesse momento, ao invés de tentar pagar direto pelo aplicativo, Libardi recebeu outro código de barras e realizou o pagamento.
Para se proteger de ambos os golpes, é importante sempre desconfiar de ofertas e brindes fora da realidade além de ligações de números desconhecidos.
No caso do golpe do WhatsApp, é importante evitar compartilhar tais promoções se não tiver certeza sobre a sua veracidade.