'Fiquei sem entender'

Homem recebe Pix de R$ 23 mil por engano e devolve valor

A transferência via Pix, assim como a devolução, ocorreram no mesmo dia, 25 de junho deste ano, com um intervalo de cerca de 30 minutos

Pix automático foi lançado no dia 4 de Junho (Foto: Reprodução/CNDL)
Foto: Reprodução/CNDL

Wendler Silva, de 30 anos, estava no trabalho quando recebeu uma ligação de um banco informando que havia recebido, por engano, uma transferência de R$ 23.300. Assim que tomou conhecimento, ele realizou o reembolso e devolveu o valor ao verdadeiro destinatário. Apesar de tudo ter terminado bem, o susto foi grande.

“Fiquei sem entender. No mesmo momento já fiquei preocupado, porque um valor desses na minha conta eu não esperava. Fiquei pensando na pessoa que fez a transferência, como estaria ele”, contou Wendler, de acordo com o G1.

A transferência via Pix, assim como a devolução, ocorreram no mesmo dia, 25 de junho deste ano, com um intervalo de cerca de 30 minutos entre as transações.

Wendler trabalha como agente de soluções em telecomunicação em Palmas. Segundo ele, a funcionária do banco explicou que o dono dos R$ 23 mil havia digitado incorretamente o número da chave Pix, confundindo o dígito final.

“Estava no trabalho quando recebi uma ligação de uma gerente do banco […] informando sobre essa transação. Ela disse que o número de telefone que o cliente ia usar para enviar o valor só mudava o final em relação ao meu, e ele não conferiu o nome. Caiu na minha conta um valor de R$ 23.300. Aí ela me perguntou se eu poderia fazer o reembolso. Eu só entrei no aplicativo e reembolsei”, relatou.

Wendler Silva devolveu pix que recebeu por engano — Foto: Montagem/Wendler Silva/Arquivo Pessoal

O que fazer quando receber um Pix por engano?

Quando alguém recebe um Pix por engano, o ideal é fazer o reembolso diretamente pelo aplicativo do banco, utilizando a mesma transação. Isso reduz o risco de cair em golpes que simulam transferências bancárias.

Um advogado ouvido pelo G1 explicou que, em casos semelhantes, a não devolução pode gerar consequências legais, como ocorreu com um jovem que teve que pagar três vezes o valor recebido indevidamente.

Caso não haja a opção de reembolso direto no aplicativo, a pessoa que recebeu o valor por engano deve entrar em contato com o banco para orientações sobre como proceder.