Ocasional

Howard Marks: investidores não devem mudar de opinião "dia após dia"

Howard Marks é sócio fundador da Oaktree Capital Management, maior empresa de private equity do mundo

Em meio a um momento de incertezas e desaceleração da economia global, Howard Marks, um dos maiores investidores do mundo, afirma que o foco no longo prazo trará resultados consistentes. 

“Você não quer ir a um médico que lhe dê um medicamento diferente todos os dias. Ou a um advogado que lhe dê conselhos diferentes todos os dias. É muito importante, quando as pessoas estão tentando ser bons investidores, que sejam estáveis, firmes e não mudem de ideia dia após dia”, disse Howard Marks ao Bloomberg Línea. 

Sócio fundador e vice-presidente da Oaktree Capital Management, maior empresa de private equity do mundo, Marks foi ganhando notoriedade por suas contribuições em áreas que vão da compreensão da psicologia nos mercados. 

“A psicologia está no curto prazo. Às vezes, as pessoas são muito otimistas; às vezes, muito pessimistas. As pessoas deveriam tentar evitar se empolgar e deveriam buscar orientação quando grandes investidores fazem algum ativo subir muito”, disse Marks. 

“Quando os investidores ficam muito deprimidos e fazem algo cair não é hora de vender. Talvez comprar, mas não vender. A questão é que a psicologia flutua para longe de pessoas voláteis”, completou.

O mercado de capitais brasileiro passou por um “boom” de novos investidores no mercado de ações durante a pandemia. Segundo Marks, esse processo também ocorreu nos EUA. “A maioria das pessoas estava em casa durante a pandemia, não havia esportes para assistir e muitos recorreram ao mercado de ações”. 

“Investidores iniciantes, nem todos, mas muitos deles não estudaram. Muitas pessoas entraram e disseram ‘isso é uma boa ideia, isso deve subir, meu amigo me disse para comprar isso’. Se você investir sem uma base sólida e análise, quando as coisas ficam difíceis, é difícil saber o que fazer e é difícil segurar”, explicou Marks. 

Marks salienta que o investimento não é algo fácil, e ganhar dinheiro muito menos. É importante levar os investimentos a sério. “Essas pessoas investiram por diversão, e o investimento não deveria ser divertido. Talvez tenham feito isso para ficar rico rapidamente. Mas não é uma maneira de ficar rico rapidamente”, contou. 

Questionado se ainda comete erros ao investir, Marks não titubeou ao reconhecer que sim. “É claro. Investir é posicionar seu dinheiro para se beneficiar de desenvolvimentos futuros e eu acredito fortemente que ninguém sabe o que o futuro reserva, o que significa, por definição, que é algo que não pode ser feito perfeitamente. Você pode estar certo com mais frequência do que está errado? Os maiores investidores provavelmente estão certos em 70% do tempo”, ressaltou. 

Investidor deve manter comportamento habitual, diz Howard Marks

Quanto a ser mais agressivo ou defensivo, Marks destaca ser importante manter o comportamento habitual. Com foco na situação dos EUA, o vice-presidente da Oaktree Capital Management diz que “não é hora de ser excepcionalmente agressivo ou defensivo”. 

“Há muitas incertezas, mas não é hora de ser excepcionalmente agressivo, nem tampouco é hora de ser excepcionalmente defensivo, porque no meu mundo os preços dos títulos estão muito altos”, disse Marks.

Howard Marks teve, no início deste mês, na Expert XP, maior feira de investimentos do mundo. De acordo com o megainvestidor americano, o mercado passará por um ciclo lento e desaquecido.  

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile