Ocasional

Indie Capital faz balanço do FIC FIA em 2022

O Indie FIC FIA registrou um resultado de -17,50%, enquanto que o Ibovespa e o IBX fecharam em 4,69% e 4,02%, respectivamente

A Indie Capital realizou um balanço do ano de 2022 do Indie FIC FIA e avaliou o desempenho do fundo, que registrou um resultado de -17,50%, enquanto que o Ibovespa e o IBX fecharam em 4,69% e 4,02%, respectivamente. 

“Ao fazer uma avaliação do nosso desempenho durante o último ano, entendemos que erramos ao ter um portfólio pouco balanceado, com concentração excessiva em ativos de alta duration e liquidez abaixo do desejável”, analisou a Indie. 

De acordo com a gestora, a decisão foi de manter o core da estratégia de investir em negócios com claros diferenciais competitivos e significativo potencial de geração de valor, dando maior ênfase a fatores como: 

– Portfólio balanceado, com uma boa matriz de riscos para não cometermos, novamente, o erro de ter uma carteira excessivamente exposta a um determinado fator de risco; 

– Negócios mais protegidos a um ambiente de altos juros e inflação — seja por balanço ou por modelo de negócios;

– Investimentos de maior liquidez, que nos dão maior flexibilidade e menor custo caso seja necessário mudar de ideia.

Fatores que mais influenciaram o FIC FIA no ano

A gestora também elencou os fatores que mais influenciaram no ano. No cenário internacional, o destaque foi a elevada curva de juros na tentativa de controlar a inflação nas principais economias globais. 

No ambiente doméstico, o Ibovespa teve bom desempenho devido às empresas relacionadas a commodities e bancos. 

O ano foi marcado também pelas eleições e as incertezas sobre o futuro governo e suas implicações sobre a política fiscal dos próximos anos, aumentando a aversão ao risco. 

Os destaques positivos ficaram por conta das commodities (energia e materiais) e utilidades públicas. Na contramão se destacaram negativamente os setores de logística, saúde, imobiliário e shoppings.