O Indie FIC FIA registrou resultado superior ao Ibovespa e ao IBX no mês de outubro, segundo a gestora em comunicado ao mercado. O fundo apresentou valorização de 8,89%, enquanto que o principal índice da bolsa de valores brasileira fechou com 5,45%. Já o IBX foi de 5,57%.
“Tivemos cautela devido à aproximação das eleições e aumentamos, parcialmente, nossa posição de caixa ao zerar investimentos em estatais federais. Além disso, fizemos ajustes pontuais em algumas posições por conta do valuation relativo da carteira. Contamos com maior exposição aos setores de utilidades públicas, serviços financeiros e logística”, afirmou a Indie Capital.
Indie Capital: fatores que influenciaram no mês
De acordo com a gestora, no cenário internacional, o grande impacto foram os bons resultados das empresas no terceiro trimestre deste ano, além da sinalização do Fed sobre um ritmo mais lento de aumento dos juros, que foram suficientes para aumentar a confiança dos investidores.
Já no cenário doméstico, a gestora destaca que o mês foi marcado por alta volatilidade devido aos dois turnos das eleições.
Além disso, os dados de crescimento econômico acima do esperado, os sinais de desaceleração da inflação e o discurso moderado de Lula também impulsionaram o Ibovespa.
Os setores que mais se destacaram no FIC FIA no mês de outubro foram os de Energia e utilidades públicas. Na contramão, o destaque negativo foi o de saúde.
Além disso, a Indie Capital destaca que segue com um portfólio diversificado, com empresas de qualidade, com boa assimetria de retorno e valuations abaixo da média histórica.