Um ex-analista do Janus Henderson Group Plc e sua irmã foram condenados à prisão por um juiz de Londres, na última sexta-feira (4), após serem considerados culpados por lavagem de dinheiro e uso de informação privilegiada.
Redinel Korfuzi, de 38 anos, foi condenado a seis anos de prisão pelo Tribunal da Coroa de Southwark. Sua irmã, Oerta Korfuzi, de 36 anos, recebeu uma pena de cinco anos.
“O uso de informação privilegiada diminui a confiança do público na integridade do mercado”, declarou o juiz Alexander Milne, segundo o Valor Econômico. “Vocês se consideravam espertos demais para serem pegos.”
Os irmãos foram considerados culpados de comandar uma rede de insider trading que arrecadou cerca de £1 milhão (US$ 1,4 milhão) a partir de um apartamento em Londres, enquanto trabalhavam remotamente durante os lockdowns da pandemia de Covid-19. Os Korfuzis utilizaram informações confidenciais sobre empresas que planejavam vender grandes quantidades de ações para realizar operações curtas e alavancadas entre 2020 e 2021.
“Os Korfuzis exploraram sua posição privilegiada e as informações confidenciais às quais tinham acesso”, afirmou Steve Smart, diretor-executivo adjunto de fiscalização e supervisão de mercado da FCA (Autoridade de Conduta Financeira do Reino Unido). “Eles manipularam o sistema para satisfazer sua ganância”, completou.
Julgamento e acusações
Durante o julgamento, iniciado em fevereiro, a FCA alegou que Redinel agiu com base em informações obtidas em sua função na Janus Henderson, e que incentivou — e financiou — outras pessoas a negociar com base nesses dados privilegiados.
Contas de negociação online, registradas em nome de Oerta e de outros associados, realizaram uma série de apostas a descoberto altamente alavancadas em companhias como Jet2 Plc e Vonovia SE logo após Redinel Korfuzi ter sido informado sobre emissões de novas ações ou vendas de grandes blocos. Segundo a acusação, quando empresas de capital aberto emitem ou vendem grandes lotes de ações, os preços tendem a cair, devido ao aumento da oferta no mercado.