Bain & Company

Mercado de luxo brasileiro movimentou R$ 98 bi entre 2022 e 2024

O levantamento vem em meio à turbulência do setor, que no ano passado registrou queda global de 1% após anos de escalada

Foto: Pixabay
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A segunda edição conduzida pela Bain & Company apontou um aumento de 26% nas vendas do Brasil entre 2022 e 2024. O estudo “A nova era de crescimento do mercado de luxo” afirma que os brasileiros despenderam R$ 98 bilhões em nove segmentos pesquisados, cujo topo dos gastos está em moda/itens pessoais, imóveis e automóveis, cada um com vendas de R$ 21 bilhões.

O levantamento vem em meio à turbulência do setor, que no ano passado registrou queda global de 1% após anos de escalada pós-pandemia.

Segundo o documento, a alta renda brasileira gastou R$ 17,3 bilhões em saúde; R$ 6,5 bilhões em aviação; R$ 4,2 bilhões em arte e móveis; R$ 3,8 bilhões em hotéis e experiências; R$ 2,1 bilhões em iates e R$ 1 bilhão em bebidas finas — o único recorte cuja receita caiu 1% no país, se convertida em dólares, de acordo com informações do Valor.

Entre os segmentos, as maiores taxas de crescimento anual ocorreram em automóveis (18%), hospitalidade (16%), saúde (15%) e imóveis (13%). Todos esses também registraram tíquete médio de vendas mais alto.

Sudeste se destaca em mercado de luxo brasileiro

O Sudeste concentra o maior crescimento no volume de emplacamentos, mas 45% das vendas de novos carros de luxo ocorreram em outras regiões, com destaque para o Centro-Oeste. Já o espraiamento de redes de hospitais premium no Nordeste, que já responde por 30% do mercado de saúde de luxo, e o momento favorável do mercado imobiliário em todo o país reforçam a descentralização do consumo de alto padrão já apontada em 2022.

Além disso, apesar da tragédia climática e humanitária no Rio Grande do Sul, causada pelas enchentes que afetaram as vendas no Sul, Santa Catarina e Paraná compensaram a contração econômica na região.