Ocasional

Nestlé: receitas recuaram 1,6%, mas lucro anual cresce 20%

O valor total da receita fechou em 93 bilhões de francos suíços, em dólar o valor corresponde a cerca de US$ 105,55 bilhões.

Seguindo a temporada de resultados do quarto trimestre de 2023 (4T23), a Nestlé, empresa suíça do ramo de alimentação, informou, na noite de quinta-feira (22), que sua receita bruta teve recuo de 1,5%, comparada a 2022. O valor total fechou em SFs 93 bilhões  (resultado em francos suíços), em dólar o valor corresponde a cerca de US$ 105,55 bilhões.

No ano anterior, o valor da receita bruta foi de SFs 94,4 bilhões. Já o lucro líquido da Nestlé, teve alta de 20,9%, considerando o mesmo período de comparação. Os números passaram de SFs 9,3 bilhões, cerca de US$ 10,55 bilhões, para SFs 11,2 bilhões (US$ 12,71 bilhões).

De acordo com o InfoMoney, as estimativas da companhia para o lucro líquido era um valor estipulado em SFs 11,76 bilhões e receita de SFs 93,68 bilhões. No decorrer do trimestre em questão, o crescimento orgânico da Nestlé fechou em 7,2%, porém o desempenho real interno foi negativo (0,3%).

Enquanto isso, os preços dos produtos aumentaram 7,5%. No topo da liderança entre os produtos de maior crescimento orgânico, estão o Pet e o Café

A queda de crescimento real da Nestlé

De acordo com o veículo, os volumes prejudicados pela baixa procura dos consumidores foi o que levou à desaceleração do crescimento real interno. Além disso, as restrições de capacidade, interrupção temporário de fornecimento de vitaminas, minerais e suplementos, no segundo semestre, também influenciaram, segundo a companhia. 

O CEO da Nestlé, Mark Schneider, comentou sobre os resultados. “A inflação sem precedentes nos últimos dois anos aumentou a pressão sobre muitos consumidores e causou impacto na demanda por produtos alimentícios e bebidas […] Neste contexto desafiador, conseguimos um forte crescimento orgânico e uma melhoria sólida nas margens, com investimentos crescentes em marketing e em outros impulsionadores de crescimento”, afirmou. 

Apesar da queda nas vendas globais, a América Latina foi a região mais de vendas mais expressivas para a Nestlé. A empresa espera crescimento orgânico de cerca de 4% nas vendas este ano, bem como um aumento moderado na margem de lucro operacional.