"Bill Gates britânico"

Quem é o magnata bilionário desaparecido após naufrágio de iate de luxo

O incidente ocorreu em meio a um tornado que atingiu a costa da Sicília, na Itália

Foto: Royal Society uploader

O bilionário empresário do setor de tecnologia, Mike Lynch, está entre os desaparecidos depois que um iate de luxo afundou na costa da Sicília, na Itália, na manhã da última segunda-feira (19). O incidente ocorreu em meio a um tornado que atingiu a região.

Especialistas consideram incomum a formação de tornados no Mediterrâneo. Devido ao horário, a maior parte dos passageiros estava dormindo quando o tornado atingiu o iate. Alguns conseguiram saltar da embarcação.

“O vento estava muito forte. O mau tempo era esperado, mas não dessa magnitude”, afirmou um oficial da Guarda Costeira à Reuters.

Das pessoas a bordo, quinze foram resgatadas, incluindo uma criança de um ano. Uma morte foi confirmada, e sete pessoas continuam desaparecidas, entre elas Lynch.

Quem é Mike Lynch, Bill Gates britânico

Mike Lynch, empresário de tecnologia apelidado de “Bill Gates britânico,” acumulou sua fortuna ao fundar a Autonomy, uma empresa de software lançada em 1996. Em 2011, Lynch vendeu a Autonomy para a HP por 11 bilhões de dólares, dos quais ele recebeu cerca de 500 milhões de dólares (aproximadamente 2,5 bilhões de reais).

Parceiros

No entanto, a transação foi seguida por acusações da HP, que alegou que a Autonomy havia inflacionado artificialmente seu valor, resultando em processos civis e criminais contra Lynch, que sempre se declarou inocente. Entre 2013 e 2015, o departamento de fraudes do Reino Unido investigou o caso, mas a investigação foi encerrada por falta de provas.

Em 2023, Lynch foi extraditado para os Estados Unidos para enfrentar julgamento e passou um ano em prisão domiciliar. Em junho, foi absolvido de todas as 15 acusações criminais.

Nascido na Irlanda e criado na Inglaterra, o executivo fundou, em 1996, a Autonomy, uma desenvolvedora de software, usando a tecnologia que havia criado enquanto estudante na Universidade de Cambridge.

A companhia de Lynch, inclusive, surgiu da Cambridge Neurodynamics, uma empresa de reconhecimento de impresão digital que Lynch havia fundado em 1991.