Em menos de uma semana

Pix volta a apresentar instabilidade; grandes bancos também são afetados

Segundo o site Downdetector, que monitora sites e plataformas digitais, um grande volume de queixas foi detectado a partir das 8h:30

pix
Fonte: Divulgação

O Pix voltou a apresentar instabilidade nesta quinta-feira (13).  Segundo o site Downdetector, que monitora sites e plataformas digitais, um grande volume de queixas foi detectado a partir das 8h:30 (Horário de Brasília). Na última contagem, as 9h:50, o volume havia recuado, mas ainda muito superior à média diária.

Como apurou o portal Veja, 49% das reclamações do site de monitoramento referem-se a problemas para conclusão de pagamentos e outros 43% sobre transferências.

 Essa é a segunda instabilidade no sistema implantado pelo BC (Banco Central) em menos de uma semana. O primeiro caso foi reportado na sexta-feira (07) por volta das 12h:30, na data, o pico de queixas ocorreu as 13h:10.

A instabilidade também afeta bancos tradicionais e digitais. O monitoramento confirmou uma curva de incidentes relatado por clientes dessas instituições em consonância com os casos de mau funcionamento de outros usuários.

Pix está fora do ar em alguns bancos, relatam usuários

Alguns usuários têm reportado, nas redes sociais, falhas no funcionamento do Pix ao longo desta sexta-feira (7). As dificuldades afetam clientes de diferentes instituições, entre elas o Nubank, PicPay e Itaú.

De acordo com o Downdetector, site que acompanha o funcionamento de serviços online, falhas no sistema de pagamentos começaram a ser reportadas por volta das 12h30 (horário de Brasília) e já há mais de 1.400 notificações sobre o assunto.

As informações do site apontam que os problemas estão ocorrendo nos principais bancos, o que pode indicar uma falha no BC (Banco Central). Na instituição, o Downdetector começou a notificar falhas às 12h43.

Ao BP Money, o Nubank informou que “após uma breve indisponibilidade, pagamentos via Pix estão funcionando normalmente“.

Relatos nas redes sociais de instabilidades no Pix

As reclamações começaram a aparecer principalmente na rede social X (antigo Twitter), veja alguns dos relatos:


https://twitter.com/falamuka/status/1887902182881583148

Boletos podem ser pagos por Pix a partir de segunda (3)

A partir desta segunda-feira (3), será possível pagar boletos utilizando não apenas o código de barras, mas também outros meios, como o Pix.

A novidade faz parte de uma resolução do BC (Banco Central), aprovada em dezembro, que visa modernizar o sistema de boletos bancários.