Inovação no mercado

Santander lança primeira ferramenta de assessoria em GenAI

Segundo informação apurada pelo BP Money, a ferramenta é fruto da parceria entre o banco, a BRQ Digital Solutions e a AWS

Foto: Santander
Foto: Santander

O banco Santander lançou na segunda-feira (19) uma nova ferramenta que amplia a transformação digital do setor bancário. O Pitch Maker, primeira ferramenta de assessoria estruturada com inteligência artificial inaugura no Brasil uma nova modalidade de negociações entre instituição e clientes.

Segundo informação apurada pelo BP Money, a ferramenta é fruto da parceria entre o banco, a BRQ Digital Solutions e a AWS, líder no setor de IA generativa no país. A instituição afirma que o tempo médio de análise e recomendação de investimentos salta de 35 minutos para apenas 30 segundos com hiperpersonalização na recomendação de
investimentos.

Criada com o foco em ampliar a eficiência dos assessores de investimentos, além de potencializar a experiência dos clientes em grande escala, a ferramenta utiliza IA Generativa para analisar dados em tempo real, compreender o perfil do investidor e gerar sugestões estratégicas de abordagem financeira.

Tecnologia e inovação do Pitch Maker

A tecnologia por trás da plataforma foi projetada para aumentar sua performance à medida que a complexidade e escala da operação aumentam. A tecnologia adota uma série de microserviços em semelhança a utilizados em líderes do mercado como Amazon, como foi esboçado pela BRQ.

Segundo o CEO (presidente executivo) da BRQ Digital Solutions, Rodrigo Frizzi, o desenvolvimento da solução exigiu muita colaboração entre as três empresas.

“A AWS, Santander e BRQ estiveram lado a lado em cada etapa do projeto. O fato de estarmos em sintonia pelo compromisso do sucesso do cliente fez toda a diferença para superarmos os desafios e construirmos juntos uma solução robusta, segura e altamente eficaz de Gen IA”, destaca.

“A verdadeira disrupção não está na tecnologia, mas no que fazemos com ela. Essa
nova realidade será construída a partir de três pilares: aproximar, entender e
antecipar. E nosso trabalho com o Pitch Maker engloba justamente essas
características”, conclui Frizzi.