A AWS (Amazon Web Services) informou, na manhã desta segunda-feira (20), que conseguiu mitigar a instabilidade que afetou seus serviços nas primeiras horas do dia. A falha impactou produtos como Alexa, Prime Video, o site da Amazon e outros sistemas que dependem da nuvem da companhia como Mercado Livre, Disney e Roblox.
Em comunicado divulgado por volta das 8h (horário de Brasília), a AWS afirmou que o problema estava relacionado ao DNS, responsável por converter nomes de sites em endereços IP. “O problema subjacente de DNS foi totalmente mitigado, e a maioria das operações dos serviços da AWS estão sendo bem-sucedidas normalmente agora”, declarou a empresa.
Apesar disso, a AWS alertou que “algumas requisições podem estar sendo limitadas” enquanto o processo de normalização completa continua. Serviços como CloudTrail e Lambda, usados por desenvolvedores para monitoramento e execução de aplicações, ainda processam um acúmulo de eventos (backlog), reflexo do tempo de instabilidade.
A companhia também orientou que usuários que ainda enfrentam erros elevados em algumas regiões limpem o cache de seus navegadores como medida paliativa.
A AWSé líder global em infraestrutura de nuvem e seus serviços são amplamente utilizados por empresas de tecnologia, bancos, apps de delivery, e-commerce e serviços de streaming. Interrupções como esta geram impactos operacionais significativos para diversos setores, mesmo que por curtos períodos.