Tecnologia

Bitcoin dispara 8% após vazamento de regulação nos EUA

Biden adotará um tom construtivo para a regulação da indústria de ativos digitais

O Bitcoin (BTC) saltou 8% na manhã desta quarta-feira (9) e retoma os US$ 42 mil após discurso do secretário do Tesouro dos EUA, Janet Yellen, divulgado antes do previsto, que revelou o decreto sobre criptomoedas do presidente Joe Biden, onde adotará um tom construtivo para a regulação da indústria de ativos digitais. As informações são da InfoMoney.

“Uma ordem executiva presidencial sobre criptomoedas ‘apoiaria a inovação responsável’, pois coordena a política dos EUA entre as agências”, afirmou Yellen durante um comunicado programado para ser divulgado hoje, mas que foi publicado na noite de ontem e tirado do ar em seguida.

“Sob a ordem executiva, o Tesouro fará parceria com colegas de outras agências para produzir um relatório sobre o futuro do dinheiro e dos sistemas de pagamento”, acrescentou Yellen.

“Com base em comentários, o decreto de criptomoedas é positivo e exige uma abordagem coordenada e abrangente da política de ativos digitais que apoie a inovação responsável”, escreveu Cameron Winklevoss, da Gemini Trust, no seu perfil do Twitter.

“Aplaudo esta abordagem construtiva para a regulamentação de criptomoedas e estou ansioso para trabalhar em conjunto com as várias partes interessadas para garantir que os EUA continuem sendo líderes em criptomoedas”, interou Winklevoss.

Com o decreto da Casa Branca, especula-se que russos ricos poderiam estar usando Bitcoin e stablecoins ligados ao dólar para contornar as sanções econômicas impostas pelo Ocidente. Logo, analistas se mostraram tensos sobre o que o governo dos EUA pudesse fazer. E as preocupações com uso de cripto para fins ilícitos persistem.

“A ordem executiva abordará riscos relacionados a finanças ilícitas, protegendo consumidores e investidores e prevenindo ameaças ao sistema financeiro e à economia em geral”, acrescentou em comunicado, agora deletado, de Yellen.