Tecnologia

Bluebenx alega golpe e apela ao emocional dos clientes por calote

Empresa alega hack e diz que sócios "abriram mão de bonificações e enriquecimento individual, em prol do projeto"

Quase uma semana após deixar clientes e fornecedores sem resposta, a Bluebenx se posicionou sobre o bloqueio dos saques que ocorrem desde o dia 11 de agosto. De acordo com comunicado da empresa, houve um golpe de US$ 200 mil, conforme havia antecipado o BP Money.

A Bluebenx, porém, não dá previsões sobre pagamentos aos clientes e confirmou que todos os produtos do BlueBenx Finance, que abrangem o Spread, o Smart DeFi e Savings, foram afetados. A companhia também não informa o novo endereço físico.

“Durante a negociação de listagem do token BlueBenx em uma até então grande exchange, onde pessoas que se passaram por representantes da referida exchange nos levou a pagar uma taxa de listagem de 200 mil dólares e envio de 25.000.000 (vinte e cinco milhões) de unidades de nossos tokens, como requisito para listar nosso ativo”, disse, em nota, a empresa.

De acordo com a companhia, não houve tempo hábil de recuperação do montante e, por isso, a Bluebenx perdeu o dinheiro devido a uma “falha nos processos internos”. 

“Apesar de todos os esforços na recuperação destes fundos e consequentemente dos
tokens, em uma tentativa de salvar nossas carteiras, fomos vítimas de um grupo bastante
preparado e que em poucos minutos já estávamos sem qualquer poder de reação”, informou.

A Blubenx apela ainda ao sentimental dos clientes. “Abrimos mãos de férias, de passar mais tempo com nossas famílias e amigos para trabalharmos em um projeto que sempre vimos”, disse, em nota.

Apesar disso, a empresa confirmou que já demitiu grande parte dos colaboradores. “Não foi uma decisão fácil e sabemos o quanto prejudicamos nosso time, pois também eram nossos clientes na sua maioria e que dependem dos salários recebidos”, informou.

Clientes da Bluebenx montam grupo 

Para buscarem uma reposta, clientes da Bluebenx montaram um grupo no aplicativo de mensagens Telegram, que conta com mais de 600 pessoas. Nele, aguardam uma resposta mais concreta da empresa de criptomoedas. 

Alessandra Champi Benetti, cliente da empresa, disse que conheceu a Bluebenx por meio da indicação de diversos colegas que me aconselharam a fazer investimentos pela empresa. Ela afirma que, desde junho, já havia algo errado com os pagamentos.

“O tempo foi passando e tudo em ordem, pagando o rendimento certo todo o mês. Até que no início de junho estranhei a mudança repentina na data de programação de pagamento da BlueBenx se você ver na crítica do escritório da BlueBenx vai ver a minha reclamação”, disse.

Segundo ela, em junho houve uma mudança nos pagamentos que chamaram a atenção.

“O tempo foi passando e tudo em ordem, pagando o rendimento certo todo o mês. Até que no início de junho estranhei a mudança repentina na data de programação de pagamento da BlueBenx se você ver na crítica do escritório da BlueBenx vai ver a minha reclamação”, afirmou.

Alessandra espera, agora, uma solução para o caso. 

“Estou tentando tomar as minhas devidas providências já cheguei a fazer o B.O e agora e só aguardar o comunicado da empresa BlueBenx para poder tomar alguma providência”, disse sobre a Bluebenx.