Tecnologia

BlueBenx inicia pagamento de clientes após “golpe”

161 clientes da BlueBenx tiveram os saques solicitados depositados em suas contas bancárias

A fintech especializada em criptomoedas BlueBenx anunciou nesta terça-feira (20) que está iniciando o pagamento aos clientes que haviam solicitado saques de até R$ 2 mil até o dia 25 de julho. A BlueBenx diz que foi vítima de golpistas que se passaram por representantes da exchange Bitrue em uma listagem do token BENX.

Segundo a fintech, ao todo, 161 clientes tiveram saques solicitados depositados em suas contas bancárias por meio de depósitos direto no caixa. A empresa está com suas contas bancárias bloqueadas pela Justiça desde o dia 19 de agosto.
 
Ainda, a BlueBenx vem passando por um plano de reestruturação desde agosto, “ao abrir mão de ativos físicos e de sistemas que, neste momento, não são prioridade no nosso modelo de negócio”, explicou o CEO da fintech, Roberto Cardassi. 

“Iniciar o pagamento a esses clientes que haviam solicitado os saques, mesmo com imensas dificuldades operacionais, reforça nosso compromisso com as pessoas que continuam acreditando na empresa”, detalhou o executivo. 

A fintech também informou que está passando por um processo de Due Dilligence com alguns interessados em adquirir outros ativos e espera finalizar com sucesso este processo até o final do ano. Segundo a BlueBenx, isso aumentaria significamente a liquidez de seu token e o cumprimento do plano de recuperação planejado.

Atualização do smart contract da BlueBenx

Além dos pagamentos, a BlueBenx anunciou a comunidade internacional – investidores de criptoativos que haviam comprado o token Benx por meio de exchanges como Probit Global e CoinsBit – a substituição do smart contract emitido na Binance Smart Chain. 

Para a fintech, a medida visa preservar os fundos remanescentes, já que grande parte dos tokens perdidos não foram recuperados, além de proporcionar mais segurança aos holders do token. 

Com isso, haverá atualizações importantes no algoritmo de agregação quantitativa do token BENX e, diante disso, a empresa está emitindo um novo smart contract em substituição ao atual. 

O “golpe” e o plano de reestruturação

Clientes da Bluebenx apontaram nas redes sociais em julho que a empresa deixou de pagar saques realizados, prejudicando cerca de três mil clientes. De acordo com os relatos apurados pelo BP Money, usuários dizem que não era possível fazer retiradas e que a companhia não atendia mais os contatos. 

O BP Money apurou que, também em julho, a BlueBenx fez um grande investimento para lançar um token, chamado Benx, mas o produto não foi de fato lançado e a companhia contratada para auxiliar o novo token também havia sumido.

A empresa se justificou, dizendo que a empresa sofreu um golpe de US$ 200 mil. “Durante a negociação de listagem do token em uma até então grande exchange, onde pessoas que se passaram por representantes da referida exchange nos levou a pagar uma taxa de listagem de US$ 200 mil e envio de 25.000.000 (vinte e cinco milhões) de unidades de nossos tokens, como requisito para listar nosso ativo”, disse, em nota, a empresa.

De acordo com a companhia, não houve tempo hábil de recuperação do montante e, por isso, a BlueBenx perdeu o dinheiro devido a uma “falha nos processos internos”. 

Com isso, a fintech anunciou uma reestruturação em agosto, que visa, segundo a BlueBenx, dar garantia, segurança e confiabilidade sobre os montantes investidos pelos investidores. Ainda, pretende tokenizar todos os bens disponíveis, incluindo saldos remanescentes e valores que serão recebidos por meio da negociação dos ativos da empresa, como softwares, equipamentos e demais bens. 

Além disso, a empresa realizou atualizações e desenvolveu novos pools de provisão e mineração de liquidez do token Benx, segundo a BlueBenx. 

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