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BlueBenx anuncia reestruturação após "golpe"; confira

Plano de reestruturação priorizaria o ressarcimento dos clientes e retomada das atividades da empresa. Usuários da companhia apontaram nas redes sociais que não conseguem sacar dinheiro aplicado

Depois de denúncias feitas por clientes de que não estariam conseguindo sacar seu dinheiro da plataforma, a empresa de gestão de criptoativos, BlueBenx, anunciou, nesta quarta-feira (17), um plano de reestruturação da empresa, focado no ressarcimento dos clientes e na retomada das atividades da empresa.

Confira a nota divulgada pela empresa nesta quarta:

“Durante o mês de julho, a BlueBenx – fintech especializada em gestão de criptoativos – foi alvo de golpistas que se passaram por representantes de uma exchange em meio a uma negociação de listagem do seu próprio token, o Benx. Os supostos representantes exigiram um pagamento de US$ 200 mil, além do envio de 25 milhões de unidades do token Benx, como requisito para listar o ativo na empresa de comércio e negociação de criptoativos.

Após o pagamento e o envio dos tokens, prática de segurança e validação comum entre operações, o falso representante da instituição captou os valores e realizou milhares de transações de retiradas de liquidez nos pools onde a empresa mantinha seu token listado na DeFi, levando a um escoamento, em minutos, de toda liquidez dos ativos investidos no BlueBenx Finance, incluindo os fundos de reserva em USDT.

Por conta dessa situação, a BlueBenx tomou medidas impopulares e, por ordem de segurança e garantias para nossos investidores, realizou a demissão de parte dos colaboradores e fornecedores com acesso privilegiado, como forma de limitar o acesso às contas. Essa decisão ocorreu para que o Comitê de Gestão de Crise pudesse efetuar diligências de investigação de processos internos e externos sem quaisquer conflitos de interesse. Além disso, a empresa abriu mão de sua sede e ativos físicos para poder cumprir com suas obrigações legais e contratuais com seus clientes.

Desde esse momento, o plano passou a ser o de dar garantia, segurança e confiabilidade sobre os montantes investidos pelos investidores e tokenizar todos os bens disponíveis, incluindo saldos remanescentes e valores que serão recebidos por meio da negociação dos ativos da empresa, como softwares, equipamentos e demais bens. Tão logo esses valores sejam levantados, a empresa irá utilizá-los para cumprir com todas as obrigações com clientes e o mercado.

A BlueBenx também esclarece que dentre os seus mais de 25 mil clientes, apenas 2.500 foram afetados pelo golpe sofrido. O plano de recuperação prevê que esses clientes poderão resgatar suas aplicações a partir de 2023. Neste momento, a empresa conta com uma equipe de 11 pessoas que estão trabalhando dia e noite para honrar todos os seus compromissos.”

Denúncia dos clientes da Bluebenx

Clientes da Bluebenx apontaram nas redes sociais na última sexta-feira (12) que a empresa deixou de pagar saques realizados nesta semana, prejudicando cerca de três mil clientes. De acordo com os relatos apurados pelo BP Money, usuários dizem que a companhia, que se definia como uma plataforma de criptomoedas de alta performance, afirmaram que não era possível fazer retiradas e que a companhia não atendia mais os contatos. 

“Por acaso alguém tinha feito alguma retirada do investimento mês passado? No caso era pra cair até hoje. Eu fiz e meu dinheiro ficou disponível na carteira, queria saber se com mais alguém aconteceu isso”, afirmou um usuário sobre a Bluebenx. 

O BP Money apurou que, em julho, a Bluebenx fez um grande investimento para lançar um token,chamado Benx, mas o produto não foi de fato lançado e a companhia contratada para auxiliar o novo token também havia sumido. O prejuízo pode chegar a mais de US$ 100 milhões.