Depois de denúncias feitas por clientes de que não estariam conseguindo sacar seu dinheiro da plataforma, a empresa de gestão de criptoativos, BlueBenx, anunciou, nesta quarta-feira (17), um plano de reestruturação da empresa, focado no ressarcimento dos clientes e na retomada das atividades da empresa.
Confira a nota divulgada pela empresa nesta quarta:
“Durante o mês de julho, a BlueBenx – fintech especializada em gestão de criptoativos – foi alvo de golpistas que se passaram por representantes de uma exchange em meio a uma negociação de listagem do seu próprio token, o Benx. Os supostos representantes exigiram um pagamento de US$ 200 mil, além do envio de 25 milhões de unidades do token Benx, como requisito para listar o ativo na empresa de comércio e negociação de criptoativos.
Após o pagamento e o envio dos tokens, prática de segurança e validação comum entre operações, o falso representante da instituição captou os valores e realizou milhares de transações de retiradas de liquidez nos pools onde a empresa mantinha seu token listado na DeFi, levando a um escoamento, em minutos, de toda liquidez dos ativos investidos no BlueBenx Finance, incluindo os fundos de reserva em USDT.
Por conta dessa situação, a BlueBenx tomou medidas impopulares e, por ordem de segurança e garantias para nossos investidores, realizou a demissão de parte dos colaboradores e fornecedores com acesso privilegiado, como forma de limitar o acesso às contas. Essa decisão ocorreu para que o Comitê de Gestão de Crise pudesse efetuar diligências de investigação de processos internos e externos sem quaisquer conflitos de interesse. Além disso, a empresa abriu mão de sua sede e ativos físicos para poder cumprir com suas obrigações legais e contratuais com seus clientes.
Desde esse momento, o plano passou a ser o de dar garantia, segurança e confiabilidade sobre os montantes investidos pelos investidores e tokenizar todos os bens disponíveis, incluindo saldos remanescentes e valores que serão recebidos por meio da negociação dos ativos da empresa, como softwares, equipamentos e demais bens. Tão logo esses valores sejam levantados, a empresa irá utilizá-los para cumprir com todas as obrigações com clientes e o mercado.
A BlueBenx também esclarece que dentre os seus mais de 25 mil clientes, apenas 2.500 foram afetados pelo golpe sofrido. O plano de recuperação prevê que esses clientes poderão resgatar suas aplicações a partir de 2023. Neste momento, a empresa conta com uma equipe de 11 pessoas que estão trabalhando dia e noite para honrar todos os seus compromissos.”
Denúncia dos clientes da Bluebenx
Clientes da Bluebenx apontaram nas redes sociais na última sexta-feira (12) que a empresa deixou de pagar saques realizados nesta semana, prejudicando cerca de três mil clientes. De acordo com os relatos apurados pelo BP Money, usuários dizem que a companhia, que se definia como uma plataforma de criptomoedas de alta performance, afirmaram que não era possível fazer retiradas e que a companhia não atendia mais os contatos.
“Por acaso alguém tinha feito alguma retirada do investimento mês passado? No caso era pra cair até hoje. Eu fiz e meu dinheiro ficou disponível na carteira, queria saber se com mais alguém aconteceu isso”, afirmou um usuário sobre a Bluebenx.
O BP Money apurou que, em julho, a Bluebenx fez um grande investimento para lançar um token,chamado Benx, mas o produto não foi de fato lançado e a companhia contratada para auxiliar o novo token também havia sumido. O prejuízo pode chegar a mais de US$ 100 milhões.