Em todo o mundo

Bradesco (BBDC4) e outros bancos têm falhas após apagão cibernético

O apagão parece estar vinculado à empresa de segurança digital CrowdStrike e a falhas no sistema operacional Windows da Microsoft

App Bradesco
Foto: Divulgação

Bancos no mundo todo enfrentam instabilidade na manhã desta sexta-feira (19), devido a um apagão cibernético. No Brasil, de acordo com o site Downdetector, que acusa problemas em canais digitais, pelo menos quatro instituições financeiras têm sido alvo de reclamações de clientes: Bradesco (BBDC4), Banco Pan, Next e Neon.

O incidente parece estar vinculado à CrowdStrike, uma empresa especializada em segurança digital. Até o momento, não há evidências de que a interrupção seja resultado de um ataque hacker.

A empresa informou aos clientes que seu software de monitoramento de ameaças estava provocando falhas no sistema operacional Windows da Microsoft.

Através da rede social X (antigo Twitter), usuários reclamam que não estão conseguindo ter acesso aos apps dos bancos. Uma usuária publicou que foi comprar o café da manhã e teve problemas para realizar o pagamento porque “o aplicativo do Bradesco está sem funcionar”.

“Banco Pan não abre de jeito nenhum e eu tô desesperado, meu dinheiro todinho lá”, comentou outro usuário. Um internauta fez queixa do banco Neon, dizendo que “nem a opção de ‘ajuda’ está funcionando”.

O Bradesco (BBDC4) está respondendo algumas reclamações de clientes. A orientação é que a tentativa de acesso seja feita “novamente mais tarde”.

Os bancos Pan e Next também responderam a usuários que os apps passaram por instabilidade e aconselharam novas tentativas de acesso ao decorrer do dia.

Apagão afetou serviços bancários em outros países

Bancos de vários países relataram problemas em suas operações nesta sexta-feira (19). Na Austrália, por exemplo, o Commonwealth Bank, maior banco do país, afirmou que alguns clientes não conseguiram transferir dinheiro devido à interrupção de serviços.

O mesmo aconteceu com a Capitec, da África do Sul, que informou que pagamentos com cartão, caixas eletrônicos e serviços de aplicativos sofreram interrupções significativas e precisaram ser restaurados.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile