As criptomoedas estão em constante expansão ao redor do mundo e sua adoção parece ser ainda mais massiva na América Latina. É o que apontou a pesquisa “New Payments Index 2022”, da Mastercard. Realizada entre março e abril deste ano, a pesquisa ouviu 35.000 consumidores em escala global e revelou que 51% dos entrevistados na América Latina já realizaram ao menos uma transação envolvendo criptoativos.
Além disso, a pesquisa também mostrou que um terço dos consumidores já utilizaram stablecoins para fazer alguma transação financeira. O estudo, feito anualmente, indicou que inovações financeiras, incluindo criptomoedas, soluções DeFi, blockchain e NFTs, apresentaram atividade crescente na região, com os consumidores mais dispostos a aprender sobre este ecossistema.
Segundo a Mastercard, 54% dos consumidores latino-americanos se mostram otimistas com a performance de ativos digitais como uma forma de investimento. As principais barreiras para uma adoção mais massiva desses ativos são as incertezas sobre questões de segurança e legais.
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A pesquisa também revelou que dois terços dos latino-americanos procuram por maior flexibilidade e opções que permitam a intercambialidade entre criptoativos e métodos tradicionais de pagamento em suas transações financeiras diárias.
Em relação a consumidores que já utilizaram meios de pagamento digitais emergentes, incluindo biometria, criptomoedas, QR codes ou sensores, a porcentagem na América Latina é maior que na América do Norte e na Europa. 86% dos latino-americanos afirmaram já ter utilizado algum desses meios de pagamento, enquanto 77% dos norte-americanos e 74% dos europeus afirmaram preferir métodos de pagamento tradicionais.
Além disso, 95% dos latino-americanos estão planejando usar um método de pagamento digital no próximo ano e 29% reconhecem ter usado menos dinheiro no ano passado.
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“O futuro dos pagamentos já chegou aqui. Cada vez mais os latino-americanos estão recorrendo a diferentes soluções tecnológicas para realizar suas transações financeiras e espera-se que essa tendência continue a aumentar”, disse Walter Pimenta, vice-presidente de Produtos e Engenharia da Mastercard para América Latina e Caribe.
A pesquisa apontou que, se forem garantidos ou tiverem o suporte de uma organização confiável, 69% dos latino-americanos se sentiriam mais seguros em investir e 67% se sentiriam mais à vontade para fazer ou receber pagamentos em criptomoedas.