A Autograph, startup fundada pelo astro do futebol americano Tom Brady, recebeu aporte de US$ 170 milhões em rodada de investimentos liderada pela Andreessen Horowitz (a16z) e pela Kleiner Perkins. A companhia se trata de uma plataforma de comercialização de tokens não-fungíveis (NFTs), vendendo itens colecionáveis de celebridades do esporte, entretenimento e cultura.
A startup de Tom Brady já havia participado de uma rodada de investimentos em julho do ano passado, na fundação da companhia, captando cerca de US$ 35 milhões. Com o segundo aporte, a estimativa agora é de que a empresa esteja avaliada acima de US$ 1 bilhão.
“Estamos no meio de um momento emocionante na evolução da próxima geração da internet. A Autograph montou uma equipe de alto nível que entende como construir experiências de produtos confiáveis ??e encantadoras ??que irão acelerar a adoção cripto”,afirmou a ex-executiva da a16z, Katie Haun.
Fundada em julho de 2021, a Autograph já realizou o lançamento de coleções de grandes celebridades de diversos setores, como; o próprio Tom Brady, Tiger Woods (golfista), Naomi Osaka (tenista), The Weeknd (cantor), Simone Biles (ginasta), Tony Hawk (skatista) e Derek Jeter (baseball). Vale ressaltar que The Weekend, o artista mais escutado no mundo, segundo o Spotify, também é sócio da startup.
A Autograph diz que usará os fundos para continuar a escalar sua tecnologia NFT e ampliar seus relacionamentos com parceiros de esportes e entretenimento.
Brady entrou para a lista de grandes atletas com investimentos em NFTs. Recentemente o astro do futebol brasileiro, Neymar, realizou a aquisição de dois itens colecionáveis por R$ 6 milhões, por meio do pagamento de 349,68 ETH. Os NFTs da coleção “Bored Ape Yacht Club” (BAYC) alcançaram um total de $1 bilhão em total de vendas. Celebridades como Eminem, Post Malone, Stephen Curry, Snoop Dogg e o próprio Neymar, são apenas alguns grandes nomes que compraram os tokens.
Apesar da recente queda das principais criptomoedas, Bitcoin e Ether, as moedas digitais tiveram uma alta em 2021. Um subproduto disso foi que as NFTs também conquistaram uma parcela significativa da participação no mercado de ativos digitais, com receita superior a US$ 40 bilhões no ano passado.