Tecnologia

Dinheiro na garrafa de licor? TikTok lança moda

Nova tendência, hashtag #moneychallenge foi vista por mais de 1,5 bilhão de pessoas

Influenciadores da rede social TikTok lançaram uma nova moda na plataforma. A tendência criada consiste em guardar dinheiro em lugares inusitados, como garrafas de licor. Em vez de adotar aplicativos de economia ou outras inovações para melhorar suas finanças pessoais, muitos usuários de TikTok estão favorecendo a baixa tecnologia, tendo uma experiência tátil de acumular dinheiro de maneiras criativas. Esses desafios prometem ajudar as pessoas economizarem dinheiro, como não abrir a garrafa de licor até que ela esteja cheia.

A tendência foi viralizada por Bianca Johnson, tiktoker famosa nos EUA. Ela afirma que tentou pela primeira vez o desafio da garrafa de licor como uma maneira de realizar seus próprios objetivos de poupança. A influenciadora disse que o pescoço da garrafa torna quase impossível roubar o dinheiro guardado. Johnson ainda afirma que compartilhar os vídeos com seus seguidores a impediu de abrir a garrafa sempre que se sentiu tentada a pegar um pouco do dinheiro extra.

A hashtag #moneychallenge em Tiktok, usada para vídeos de proezas financeiras como os cofres de garrafas de licor, foi vista por mais de 1,5 bilhão de pessoas. Esconder dinheiro físico não só faz vídeos mais divertidos do que a criação de um aplicativo de poupança automática, mas também pode ser uma maneira eficaz de mudar hábitos monetários. 

Em um vídeo popular na plataforma, a usuária @_Rae.Rae diz a seus seguidores como ela planejava esconder notas pequenas e moedas em duas garrafas vazias de licor até que elas não pudessem segurar um centavo adicional, então ela abria a garrafa e revelava o quanto ela economizava coletando moedas. Seu total: US$ 550,34.

Realizar desafios é um gênero popular de vídeos Tiktok, com proezas que vão desde experimentar rotinas de dança virais até se envolver em comportamentos arriscados. Aqueles que participam dos desafios de dinheiro, muitos dos quais derivam de velhos truques de poupança, dizem que, tornando seus objetivos públicos, é mais provável que as pessoas desenvolvam hábitos de economizar.