Tecnologia

IA ajuda empresas a entenderem a Reforma Tributária

Chamado de IA da Reforma, o sistema já está disponível para ser acessado online e gratuitamente.

IA da Reforma (Foto: divulgação)
IA da Reforma (Foto: divulgação)

Um assistente virtual está ajudando empresas a entenderem melhor as mudanças da Reforma Tributária. Chamado de IA da Reforma, o sistema já está disponível para ser acessado online e gratuitamente.

Desenvolvido pela V360 em formato de chatbot – no estilo do Chat GPT, a IA da Reforma foi treinada com perguntas reais de profissionais das áreas Fiscal, Contábil, Financeira e Tributária — especialmente analistas, especialistas e coordenadores que estão buscando entender o que muda, quando começa e como sua área será afetada.

“A ideia é oferecer um canal direto de esclarecimento sobre um dos pontos mais sensíveis da reforma: a entrada e validação de notas fiscais, que já contará com alterações operacionais a partir de outubro de 2025” disse declarou Izaias Miguel, Co-CEO da V360

“Sabemos que com a Reforma em andamento, há pouca informação traduzida para o dia a dia das empresas. Essa lacuna, se não for preenchida, pode comprometer a capacidade de adaptação do setor produtivo. Por isso, a solução chega como um ponto de apoio confiável para orientar o primeiro passo, com clareza, agilidade e foco na prática”.

A inteligência artificial não substituiu as fontes jurídicas e os pareceres técnicos sobre a Reforma Tributária, mas ajuda a reduzir a insegurança e a combater a desinformação, ao responder dúvidas reais de forma clara clientes que ainda estão em fase de entendimento sobre a Reforma, principalmente no que tange a parte de recebimento fiscal, declarou a V360.

Entenda o cenário da Reforma e o papel da tecnologia no recebimento fiscal

Embora o novo modelo tributário entre em vigor completamente apenas em 2033, as mudanças práticas já começaram a ser sentidas a partir. Empresas de todos os portes terão que lidar com dois sistemas paralelos: o atual e o novo, que unifica cinco tributos (ICMS, ISS, IPI, PIS e Cofins) em dois (CBS e IBS), além da criação do Imposto Seletivo (IS).

O impacto mais imediato ocorre justamente na esteira de recebimento fiscal. A partir de outubro de 2025, todas as empresas precisarão emitir e receber notas no novo modelo, com destaque para os tributos e layouts atualizados (mesmo que o recolhimento só tenha início em 2026). Isso exigirá a adequação dos layouts fiscais, com a inclusão de novos campos, e a integração com sistemas de ERP como SAP, Oracle e TOTVS.

Na prática, a adaptação exigirá esforço coordenado de áreas como tecnologia, fiscal, contas a pagar e faturamento. O risco de não se adequar a tempo é alto: sem a emissão ou o recebimento correto de notas, há paralisação de faturamento e pagamentos — o que pode comprometer seriamente a operação, especialmente em setores de alto volume, como indústria e varejo.

O ano de 2025, portanto, é considerado o mais crítico da transição. Apesar disso, muitas empresas ainda não orçaram ou iniciaram os ajustes necessários, e os fornecedores de ERP só devem concluir suas atualizações até setembro, o que deixará um curto prazo para testes, homologações e treinamentos antes da virada do ano.

Como a tecnologia da V360 atua nesse processo

A solução desenvolvida pela empresa automatiza a esteira de ingresso fiscal desde a captura das notas até a validação e integração com o sistema financeiro da empresa. A plataforma identifica e coleta os documentos diretamente nas bases oficiais (como prefeituras, Receita Federal, SEFAZ e concessionárias) ou por integração com fornecedores.

Em seguida, realiza uma leitura inteligente das informações fiscais, compara com as ordens de compra e, se estiver tudo certo, lança os dados automaticamente no ERP da empresa. Caso haja divergências, o sistema notifica as áreas responsáveis para correção. Todo o processo é monitorado em tempo real por um painel de controle que fornece visibilidade, alertas e indicadores de gestão.

Ao garantir que as notas fiscais estejam corretas e em conformidade desde o início do processo, a V360 contribui para que as empresas evitem gargalos no recebimento e possam seguir operando com segurança e eficiência mesmo em meio à transição tributária.

A IA da Reforma é mais um braço para facilitar esse aspecto burocrático.