No dia da proibição do TikTok

Instagram e X anunciam novas ferramentas de vídeo

Enquanto isso, Trump planeja uma joint venture com os EUA para "salvar" o TikTok

Instagram

O Instagram e a rede social X anunciaram novas ferramentas de vídeo no domingo (19), mesmo dia em que lei dos EUA baniu o TikTok. Enquanto a Meta, detentora do Instagram, anunciou o aplicativo de edição de vídeo Edits, o X divulgou a criação de uma aba dedicada a vídeos no aplicativo.

O Edit vai estar disponível em fevereiro e oferece “um conjunto completo de ferramentas criativas”, segundo publicação de Adam Mosseri, chefe da plataforma, de domingo (19). O aplicativo vai ter funções como o armazenamento rascunhos, edição, telas verdes, sobreposições e transições, segundo a Meta.

Por sua vez, o X afirmou que está lançando, no domingo (19) “um novo lar imersivo para vídeos” para os usuários dos EUA, segundo informações da “Bloomberg”.

O TikTok chegou a ficar 12 horas fora do ar e voltou a funcionar no sábado (18), com a promessa do presidente eleito de dar mais tempo ao aplicativo para vender suas operações nos EUA, com 170 milhões de usuários, a uma empresa de fora da China. O próprio Trump tem 14 milhões de seguidores na rede social.

Trump disse que vai facilitar que os EUA façam uma joint venture com a ByteDance para ficar com uma participação de 50% nas operações do país e “salvar” o aplicativo, como revelou o presidente eleito. Entre os que fizeram ofertas para uma fusão estão a Perplexity AI e Elon Musk.

Retirada do TikTok beneficia Instagram

O Instagram pode sair na vantagem após a proibição do TikTok, uma vez que já detém um produto de vídeos curtos similar, o Reels, muito usado nos EUA. O lançamento do Edit pode atrair criadores que estão procurando um outro lugar para editar e postar seus vídeos.

Durante as 12 horas em que o TikTok esteve fora do ar, pessoas que buscaram por TikTok na App Store da Apple viram uma promoção do Instagram.