A indústria da moda é uma dos setores mais lucrativos do mundo, movimentando cerca de US$ 2,7 trilhões por ano. Agora, com o crescimento do Metaverso, as marcas de grife enxergam uma oportunidade de lucrar ainda mais, por meio da venda de Tokens não Fungíveis, os famosos NFTs. A Adidas, por exemplo, chegou a arrecadar US$ 22 milhões na sua primeira coleção digital.
Outra grande marca que vem explorando bem o potencial é a Gucci. A companhia italiana colocou à venda uma versão puramente da sua bolsa digital Dyonisus no jogo “Roblox” pelo preço de 450 robux, ou US$ 5,5 dólares. O item esgotou em pouquíssimos minutos, levantando US$ 24 mil. Um dia depois, porém, a mesma bolsa foi vendida por 350.000 Robux, ou $4,1 mil dólares, um valor superior ao da versão física da bolsa, que sai por $3,4 mil.
A Gucci explicou que a combinação entre raridade do item e a subjetividade de poder “expor” a bolsa para outros jogadores, fez a bolsa digital valer muito mais do que a física.
Em dezembro de 2021, um terreno de 566m² localizado na “fashion street” do Decentraland foi vendido por US$ 2,4 milhões. O comprador, a Tokens.com, afirmou que o investimento faz sentido, visto que a companhia espera promover desfiles e promover vendas de roupas na área, em parceria com marcas do “mundo real”.
Em relatório, o Morgan Stanley afirmou que o Metaverso é uma “oportunidade de US$ 8 trilhões”, e estimou que o mercado de luxo deve movimentar $56 bilhões, dentro de um total estimado para os tokens digitais únicos de $240 bilhões.
“Olhamos para a economia digital hoje, que equivale a cerca de 20%, 25% da economia global. Ela deve continuar a crescer e, além disso, vemos uma economia que crescerá dentro e com essa economia digital”, explicou o analista