A Mastercard (MSCD34) anunciou, nesta sexta-feira (28), o lançamento do serviço de verificação por blockchain entre consumidores e empresas, chamado Mastercard Crypto Credential. Segundo a empresa, a ferramenta fornece infraestrutura para instituições financeiras, governos, marcas e empresas cripto, como informou o portal “Money Times”.
O vice-presidente executivo de blockchain e moedas digitais da Mastercad, Raj Dhamodharan, disse que configurar e dimensionar ecossistemas para permitir o comércio não é novidade para a empresa.
“Já fazemos isso há anos em pagamentos, somos pioneiros em inovação, verificação de identidade e padrões globais. Esperamos trazer décadas de experiência para este espaço para aumentar a confiança e trabalhar com o setor e os governos em geral para trazer mais inovação”, afirmou.
Usos da plataforma
O objetivo é que os interessados em interagir em ambientes Web 3.0 atendam aos padrões definidos para os tipos de atividades que desejem realizar.
Entre os casos de uso que a empresa citou para a Mastercard Crypto Credential poder desbloquear, estão métodos de extrair informações de dentro da blockchain e organizar elas para assegurar a segurança das operações.
Um dos exemplos lembra a solução Ethereum Name Service (ENS), aplicativo na Ethereum que reorganiza os endereços dos usuários em pseudônimos mais simples de lembrar e compartilharem entre si, como uma chave Pix com um nome.
“Lirium, Bit2Me, Mercado Bitcoin e Uphold são os primeiros parceiros a se unirem à Mastercard nessa jornada, trabalhando em um projeto inicial para viabilizar transferências entre os corredores dos Estados Unidos e da América Latina e Caribe”, informou o anúncio.
Parcerias com redes blockchain
Segundo o “Money Times”, a Mastercard também comunicou que está se unindo às organizações de redes blockchain públicas, como Aptos Labs, Ava Labs, Polygon e The Solana Foundation, que ajudarão a levar a Mastercard Crypto Credential aos desenvolvedores de aplicativos em seus ecossistemas.
Juntos, a Mastercard e esses parceiros vão buscar aprimorar a verificação em NFTs, emissão de ingressos, empresas e outras soluções de pagamento.
Walter Pimenta, vice-presidente executivo de Produtos e Engenharia da Mastercard para a América Latina e Caribe, comenta que ambas as regiões estão entre as principais para adoção de ativos digitais e remessas que alavancam ativos digitais como meio de troca de valor.