
Após a estreia decepcionante de modelos Llama 4AI, a Meta comprou uma participação de 49% na Scale AI por US$14,3 bilhões e contratou o CEO Alexander Wang em uma tentativa de alcançar os concorrentes de IA.
A Scale é uma fornecedora de serviços para o Google, OpenAI e outros grandes desenvolvedores de inteligência artificial. A companhia apoia seus parceiros no treinamento de modelos de IA, oferecendo serviços de rotulagem dos dados fornecidos.
Grande parte desse trabalho é executada por mão de obra de baixo custo fora dos EUA, mas é um componente fundamental para o avanço da inteligência artificial.
Como parte do acordo, Wang passará a se reportar diretamente ao CEO da Meta, Mark Zuckerberg. Ele ficará à frente do novo laboratório de IA da Meta, encarregado do desenvolvimento da chamada “superinteligência”, além de ocupar uma cadeira no conselho da Scale.
“Em breve compartilharemos mais informações sobre esses projetos e as pessoas incríveis que integrarão nossa equipe”, afirmou a Meta.
Nas últimas semanas, o The Verge informou, citando várias fontes, que Mark Zuckerberg tem recrutado ativamente pesquisadores para atuarem no novo departamento liderado por Wang.
O CEO da Meta tem abordado candidatos diretamente, geralmente por e-mail ou WhatsApp, e já contratou diversos profissionais com salários anuais na casa dos milhões e até dezenas de milhões de dólares, incluindo talentos do Google.
O Llama 4 desapontou o público, e a Meta passou a buscar alcançar empresas como Google, OpenAI, Anthropic e DeepSeek.
Os lançamentos dos modelos de próxima geração foram adiados diversas vezes, e a Meta foi flagrada manipulando as classificações públicas para melhorar artificialmente a performance de sua IA.
A empresa ainda não disponibilizou o Llama 4 Behemoth, a versão maior e mais custosa anunciada em abril.
Para 2025, a Meta tem duas prioridades consolidar o chatbot MetaAI como a “principal IA pessoal” e “desenvolver inteligência geral completa”.
O número mensal de usuários do Meta AI já alcançou a marca de um bilhão, segundo Zuckerberg, embora esse dado seja fortemente influenciado pelo desempenho do Instagram, WhatsApp e Facebook, plataformas que possuem o chatbot integrado.
Em abril, a Meta lançou um aplicativo independente do Meta AI com um feed social para demonstrar seu uso, o app chegou a liderar brevemente a App Store, mas não manteve essa posição.
Em uma avaliação de mais de três milhões de usuários da plataforma Hugging Face sobre os melhores modelos de IA, o Llama 4 Maverick, focado em eficiência para raciocínio e programação, está em 48º lugar.
O modelo está entre os mais recentes da empresa e perde para o Gemini 2.5 Pro do Google, que ocupa o primeiro lugar da lista e o ChaGPT 4o, na quarta posição do ranking.