Tecnologia

NFT "Pega Visão" será lançado no Festival Afrofuturismo

O Festival Afrofuturismo é promovido pela Vale do Dendê e Sebrae

O NFT (token não-fungíveis) “Pega a Visão” será lançado oficialmente neste sábado (19), durante o Festival Afrofuturismo, que teve abertura oficial nesta sexta (18), no teatro Gregório de Mattos, em Salvador. Criadores do token, Aaron Mitchell, ex-diretor Global de RH da Netflix, e Javonté Anyabwelé, VP do Carnival Cruise, destacaram a relação com a capital baiana para produzirem o ativo digital. 

“Nós viemos para Salvador e ficamos realmente muito apaixonados pela rica cultura e nos sentimos pertencidos a esse lugar. Aqui é a Meca da diáspora africana e sentimos a necessidade de passar a frente esse conhecimento, porque temos a impressão de que isso é encoberto, as pessoas não sabem do que se trata e do que é Salvador.  Na nossa última viagem, antes mesmo de irmos embora, tivemos uma conexão muito forte com artistas populares da cidade, e pensamos que poderíamos fazer algo com as ilustrações e animações, então pensamos em criar uma coleção de NFTs com esses artistas”, explicou Anyabwelé em entrevista ao BP Money. 

Foto: Keila Catarine / BP Money

Ex-diretor Global de RH da Netflix, Mitchell aponta que a atmosfera de Salvador e grandes elementos da cultura baiana acabaram se tornando fatores significativos para a criação do “Pega a Visão”. 

“Não foram somente pontos turísticos, mas toda uma atmosfera que envolve. Quando criança, fui praticamente de capoeira, então tudo que nos tocou tem a ver com a capoeira, com o acarajé e com o povo de Salvador. Com isso, decidimos fazer a coleção baseada nesses elementos. Ela fala muito mais sobre as pessoas, as danças e a cultura do que a qualquer outra coisa que seja cultural e turística materialmente”, salientou Mitchell. 

Ainda de acordo com ele, novos projetos serão feitos após a criação de uma plataforma que visa fomentar essa oportunidade para os artistas locais, para que os mesmos possam gerar mais conhecimento em relação ao tema. 

“Uma plataforma será criada e ela mexerá com todo tipo de arte e, a princípio, as pessoas precisam conhecer o que será criado para que possam perceber que é possível diversos artistas produzirem NFTs. Ela servirá como um incentivo para que as pessoas passem a conhecer os NFTs a partir de então”, projetou Mitchell, que criou toda a política de inclusão na Netflix globalmente, além de ter sido responsável pela política de financiamento da companhia de bancos negros nos EUA. 

Como surge escolha de nome do NFT

Anyabwelé ainda explica como foi feita a escolha do nome do NFT. O termo “pega visão” é uma gíria utilizada pelos jovens que significa o mesmo que “preste atenção” e “se liga”. No entanto, o nome acaba surgindo sem querer, depois de muitas tentativas de nomear o blockchain. 

“Não sou conhecedor de português, mas temos um artista que fala e ele nos ajuda com tudo, inclusive na comunicação. Toda vez que eu pensava em um nome ele me dizia que não era bom. A partir daí, entramos em um consenso e ‘pega visão’ foi a coisa que ele falava o tempo inteiro e eu queria saber o que era. Quando ele me disse o que era, pensamos que era isso que queríamos fazer e colocar como arte”, revelou o VP do Carnival Cruise. 

Festival Afrofuturismo

O Festival Afrofuturismo é promovido pela Vale do Dendê e Sebrae, transformando o Centro Histórico de Salvador em um ambiente acessível e inovador. Conhecidos pontos turísticos da cidade, a exemplo do Teatro Gregório de Mattos, Palacete Tira Chapéu, Largo Tereza Batista, além do novo Hub de Inovação do Centro Histórico – a Casa Vale do Dendê, serão transformados em instalações Afrofuturistas.
 
O Festival Afrofuturismo Ano IV – Por uma abolição econômica terá em sua programação talks, debates e palestras com convidados nacionais e internacionais das áreas de tecnologia, criação de conteúdo, jovens inovadores e empreendedores que discutirão assuntos relacionados ao protagonismo afrodescendente e sua contribuição para a economia criativa, plataformas digitais, universo das criptomoedas, entre outros temas.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile