O ano de 2021 teve o mercado de cripto marcado pelo lançamento dos ETFs de criptomoedas no Brasil e, até dezembro, a bolsa de valores brasileira já tem cinco produtos do tipo. O novo mercado trouxe junto a ascensão no ramo dos investimentos e os ETFs se consagraram no topo da lista de mais rentáveis do ano.
Um exchange-traded fund, ou fundo de índice, é um fundo de investimento negociado na Bolsa de Valores como se fosse uma ação. Os ETFs de renda variável listados para negociação se totalizam em 56 disponíveis nos pregões da bolsa de valores brasileira, a B3.
A priori, destaca-se que dos cinco com maior rentabilidade de 2021, quatro estão ligados ao mercado cripto. Iniciando o ranking de ETF com maior rentabilidade da bolsa brasileira em 2021, o QBTC11 lidera a lista sendo o primeiro fundo de índice exclusivamente de bitcoin da América Latina, com rentabilidade de 75,65% no ano.
A segunda posição é ocupada pelo QETH11, que obteve uma valorização de 64,76%. O fundo pertence à mesma gestora, se diferenciando do fundo de índice anterior por ter o enfoque no ether, a criptomoeda nativa da rede Ethereum.
Em seguida, o BITH11 na terceira colocação ao atingir uma rentabilidade de 33,33% enquanto que o ETHE11 localiza-se no quinto lugar do ranking de ETFs mais rentáveis de 2021 ao registrar uma rendimento de 32,4% no acumulo anual.
———-
A BP Money apenas reproduz análises com intenção de levar matérias de cunho jornalístico para democratizar o direito à informação. Nossas publicações devem ser compreendidas como boletins anunciadores e divulgadores, e não como uma recomendação de investimento.