Tecnologia

Real digital: BC deve ter novidades em 2023

BC está trabalhando no real digital porque haverá a tokenização do sistema financeiro em algum momento

O Banco Central deve divulgar novidades em relação ao real digital em 2023, segundo Paulo Souza, diretor de fiscalização da autoridade monetária, segundo informações do jornal ‘Valor Econômico”. 

“Estamos debatendo com participantes do mercado qual é a tecnologia final, isso é fundamental. Acho que 2023 vai ser um ano de novidades em relação ao real digital”, disse em Relatório de Estabilidade Financeira (REF).

Ainda, comentou que o BC está trabalhando no real digital porque, em algum momento, haverá a tokenização do sistema financeiro e para comprar o token digitalizado obrigatoriamente é necessária uma moeda que seja digital. 

A moeda virtual oficial está em fase de elaboração pela autoridade monetária.

Real digital terá stablecoins emitidas por bancos, diz Campos

Moeda digital desenhada pelo Banco Central (BC) terá “stablecoins” emitidos por instituições financeiras em cima de depósitos, garantidos pela autarquia, como afirmou o presidente do BC, Roberto Campos Neto. 

Segundo Campos Neto informou durante o evento “DrumWave Day”, em São Paulo, o projeto piloto deve ficar pronto no início do segundo semestre de 2023, de acordo com informações do jornal “Valor Econômico”.

“Os bancos vão criar stablecoins em cima dos depósitos. E esses stablecoins vão ser garantidos pelo Banco Central, um para um, em uma moeda digital. Então você vai ter stablecoins do banco A, B e C, todos são fundíveis, todos têm o mesmo valor e todos podem ser convertidos na moeda digital emitida pelo Banco Central”, disse Campos Neto durante o evento.

Campos disse que o objetivo é gerar movimento de tokenização, e que o real digital deveria ser criado sem afetar o balanço dos bancos. “É uma pergunta que até hoje não foi bem respondida”, comentou.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile