Tecnologia

Shiba Inu (SHIB): criador da memecoin apaga todos os tuítes e textos sobre a criptomoeda

Um ano após desaparecer da internet, Ryoshi deixou uma mensagem de despedida no Medium

O criador do Shiba Inu (SHIB), o desenvolvedor anônimo Ryoshi, deletou todas as suas publicações na rede social Twitter e seus textos publicados no Medium, plataforma de blogs. O perfil oficial do Shiba Inu no Twitter não citou ocorrido.

No Twitter, Ryoshi também alterou a biografia de seu perfil. O criador da memecoin se apresentava como “SHIB and LEASH Founder. We do it for teh ppl”, mas agora o espaço se encontra em branco. A foto de perfil também foi mudada. Por enquanto, não existem indícios de que o perfil tenha sofrido um ataque hacker. 

Leia também: Criptoativos: saiba quais são primeiros passos para começar a investir

Em sua conta no Medium, Ryoshi publicou dois textos que aparentam ser uma despedida. “Eu não sou importante, e um dia eu irei desaparecer sem aviso. Peguem o SHIBA e sigam a jornada adiante, meus amigos”, disse um dos textos. 

No segundo texto, constava que “Cada membro do Exército Shiba é Ryoshi. Este nome não representa alguém, mas a glória do Exército Shiba. FIM”. Os dois textos foram publicados após Ryoshi apagar os quatro textos previamente publicados sobre a memecoin na plataforma. 

A ação de apagar os posts no blog e os tweets acontecem um ano após o “desparecimento” de Ryoshi. O último texto sobre Shiba Inu no Medium foi publicado em maio de 2021, data também dos últimos tuítes de Ryoshi.

O que são memecoins, como o Shiba Inu (SHIB)?

Parceiros

As memecoins  são criptomoedas altcoins inspiradas em memes da internet. O Shiba Inu (SHIB) e o Dogecoin (DOGE) são as memecoins mais famosas do mercado, mas a lista conta com centenas de criptoativos. 

Essas moedas se originaram da intenção de se criar uma paródia das criptomoedas. O Dogecoin foi criado em 2013, com a estampa do meme da raça de cachorro Shiba Inu. No entanto, o DOGE só se tornou popular com um movimento realizado por usuários do Reddit em janeiro de 2021 para impulsionar artificialmente o preço do ativo. 

Logo em seguida, o CEO da Tesla, Elon Musk, fez alguns tweets sobre o DOGE, o que fez com que a criptomoeda disparasse 2000% em 5 dias.

Leia também: Criptomoeda Elongate dispara com polêmicas envolvendo Elon Musk

As memecoins são conhecidas por serem uma forma de investimento mais arriscada do que as outras criptomoedas. Isso ocorre pois as moedas meme não possuem um limite de emissão e são inflacionárias, ao contrário do Bitcoin (BTC), que é deflacionária.

Além disso, a valorização das meme coins é especulativa e imprevisível, por ser motivada por eventos muitas vezes aleatórios. Esses ativos, como o Shiba Inu, também acabam sendo mais suscetíveis à golpes.