Após o Governo Federal anunciar a redução do IPI (Imposto de Produtos Industrializados), com o objetivo de aquecer a economia gerando novos empregos, a alíquota foi reduzida entre 18,5% a 25%.
Segundo o Ministro da Economia, Paulo Guedes, esse corte pode ser apenas o primeiro passo para um processo gradual de redução desse tributo.
Na visão da XP, essa redução vai beneficiar os produtos de linha branca e eletrônicos, com o corte variando entre 5% e 35%, além de cosméticos, entre 0% e 42%.
Por esse motivo, as empresas do segmento de e-commerce, principalmente Magazine Luiza (MGLU3) e Via (VIIA3), e Natura (NTCO3) são as mais beneficiadas com a redução.
“Nós vemos essas três companhias como as principais beneficiárias da medida, uma vez que isso deve levar a menores custos, o que nós acreditamos que deve ser repassado completamente para os preços finais para aumentar a demanda ou ser parcialmente incorporado nas margens”, afirmam os analistas Danniela Eiger, Gustavo Senday e Thiago Suedt, em relatório divulgado nesta quarta-feira (2).
Em uma resposta positiva à decisão, as ações do Magazine Luiza subiram quase 5%, a R$ 6,30.