Diz agência

Avião da Embraer foi derrubado por sistema russo de defesa

O sistema havia sido usado recentemente contra drones ucranianos

Avião embraer caiu
Foto: Reprodução/X

A queda do avião da Azerbaijan Airlines fabricado pela Embraer foi provocada pelo sistema russo de defesa aérea, de acordo com informações da “Reuters” baseadas em quatro fontes do Azerbaijão ligadas às investigações. A aeronave caiu após desviar de uma região da Rússia em que Moscou usou suas defesas contra drones ucranianos.

O acidente ocorreu após ataques de drones ucranianos, que atingiram a região da Chechênia, no sul da Rússia, neste mês. O aeroporto russo mais próximo da rota do avião foi fechado nesta quarta-feira (25). A Rússia, Azerbeijão e Cazaquistão pediram investigações sobre a queda.

Além disso, a Otan também pediu uma investigação completa do acidente.

“Nossos pensamentos e orações estão com as famílias e vítimas do voo J28243 da Azerbaijan Airlines”, afirmou a porta-voz da Otan Farah Dakhlallah, em uma publicação na plataforma X.

O que se sabe sobre o acidente de avião

A aeronave da Azerbaijan Airlines partiu de Baku, a capital do Azerbaijão, com destino a Grózni, na Chechênia, Rússia. Segundo a companhia aérea, o voo J2-8243, operado por um Embraer 190, precisou realizar um pouso forçado a cerca de 3 km de Aktau, no Cazaquistão.

Durante o trajeto, o avião foi desviado devido a um nevoeiro denso sobre Grózni, o que levou à queda em uma cidade portuária do país.

Imagens capturadas mostram o avião em chamas antes de atingir o solo. O Ministério de Emergências do Cazaquistão informou que o fogo foi rapidamente controlado pelos bombeiros e os sobreviventes foram imediatamente encaminhados a hospitais locais.

Segundo o Ministério de Situações de Emergência do Cazaquistão, 22 dos sobreviventes foram encaminhados para hospitais. Inicialmente, as autoridades informaram que 14 pessoas haviam sobrevivido, mas esse número foi revisado para 25 e, posteriormente, para 28. Os números estão sendo atualizados conforme o trabalho de resgate avança.

“De acordo com as informações iniciais, há 25 sobreviventes, dos quais 22 foram hospitalizados”, disse o ministério num comunicado no Telegram, especificando que 150 socorristas foram enviados para o local do acidente.

O Ministério de Situações de Emergência cazaque, por meio de uma atualização no Telegram, revelou que a aeronave desviou de sua rota original antes de realizar um pouso forçado próximo a Aktau, na região oeste do país.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile