O Brasil retorna ao protagonismo nas discussões sobre clima no cenário internacional com a realização do ‘Brazil Climate Summit NYC 2025’ (BCS). A quarta edição do evento acontecerá no dia 19 de setembro, no espaço The Forum da Universidade de Columbia, em Nova York. O encontro, que antecede a Climate Week NYC e a Assembleia Geral da ONU, reunirá um público estratégico formado por investidores, empresários, executivos de grandes empresas, representantes de governos, organizações multilaterais e profissionais do setor financeiro. O objetivo é debater os caminhos da transição para uma economia de baixo carbono, destacando o Brasil como um dos principais fornecedores de soluções climáticas com alto potencial de impacto, escalabilidade, retorno financeiro e competitividade global.
Em meio a um cenário geopolítico desafiador, com crescentes pressões sobre metas de descarbonização, o tema central deste ano será a construção de cadeias globais de suprimentos mais resilientes. Os debates devem abordar setores-chave como agricultura, energia e indústria pesada, trazendo temas como o desenvolvimento do aço verde e a transição da siderurgia para processos mais limpos, os avanços em tecnologias limpas, o uso de inteligência artificial para ampliar a escala e eficiência de soluções climáticas, além das oportunidades de investimento em climate techs e em instrumentos financeiros voltados à economia verde.
A edição de 2025 também será marcada por diálogos estratégicos relacionados à COP30. Segundo Marina Cançado, fundadora da Converge Capital e uma das idealizadoras do evento, “a COP30 visa inaugurar uma nova era das COPs focadas na implementação e na atuação coordenada do setor privado em torno das soluções, o que está totalmente conectado com o objetivo central do BCS e, por isso, nesta edição, reforçaremos o caráter internacional da conferência, antecipando posicionamentos do setor privado brasileiro e destacando a capacidade do País de oferecer alternativas reais para o cumprimento de metas globais de redução de emissões”. Um dos nomes já confirmados no Brazil Climate Summit NYC 2025 é André Corrêa do Lago, presidente da COP30.
A sócia e CEO da vertical de clima da eB Capital, Luciana Antonini Ribeiro, que também atua como Chairwoman do evento, resume a proposta da edição deste ano: “O Brazil Climate Summit NYC 2025 tem o objetivo de destravar as oportunidades climáticas mais promissoras do País em meio a um cenário global complexo, marcado por desafios para avançar com a agenda verde. Ao promover esse ambiente de cooperação e negócios, queremos reforçar o Brasil como parceiro confiável para todo o mundo.”
A programação do evento contará com painéis temáticos, rodadas fechadas voltadas a propostas concretas, encontros de matchmaking com investidores internacionais e eventos paralelos em parceria com outras instituições. Um dos destaques será o lançamento da nova edição do já tradicional “Climate Report” do Boston Consulting Group (BCG), que neste ano foca em como as soluções brasileiras podem contribuir para a criação de cadeias globais de suprimentos mais resilientes e com menores emissões de carbono.
Para Jorge Hargrave, diretor da Maraé Investimentos e membro do comitê executivo do Brazil Climate Summit, “avançar na agenda climática hoje depende menos de novos diagnósticos e mais da nossa capacidade de transformar potencial em impacto real. O Brasil reúne vantagens únicas para liderar essa nova economia, mas isso só será possível com estabilidade regulatória, instrumentos financeiros eficazes e presença estratégica nas mesas onde as decisões estão sendo tomadas.”
O Brazil Climate Summit é organizado por um comitê executivo formado por nomes de destaque no setor: Arthur Ramos (diretor executivo e sócio do BCG), Henrique Dantas (cofundador da Sanctu), Jorge Hargrave (Maraé Investimentos), Loïc Le Penven (diretor de relações com investidores da eB Capital), Luciana Antonini Ribeiro (eB Capital), Marina Cançado (Converge Capital), Maria Luiza Paranhos (Columbia Global Centers) e Nathália Doné (especialista em sustentabilidade da Maraé Investimentos).
Desde sua criação, o Brazil Climate Summit se consolidou como uma plataforma estratégica de conexão entre capital internacional e soluções brasileiras para a agenda climática. Entre 2022 e 2024, o evento se firmou como um dos principais encontros internacionais sobre o tema, reunindo mais de duas mil pessoas em cidades como Nova York e Paris, incluindo CEOs, investidores, autoridades públicas, acadêmicos e especialistas. Com mais de 150 palestrantes ao longo das edições anteriores, o Summit tem contribuído para reposicionar o Brasil no centro das discussões globais sobre transição econômica sustentável. Para a edição de 2025, a expectativa é reunir cerca de 600 participantes presencialmente, aprofundando o debate sobre as vantagens competitivas do Brasil na construção de uma economia verde e de baixo carbono.