O termo “delegado”, ou “delegate” em inglês, é utilizado nos EUA para designar representantes em diversas áreas, conforme explicam especialistas consultados pelo Valor.
No contexto das eleições presidenciais, existem dois tipos de delegados: aqueles responsáveis por escolher os candidatos de cada partido e os que, baseando-se no voto popular, selecionam o presidente.
O processo de seleção dos candidatos
Os delegados envolvidos na escolha dos candidatos são parte das primárias e dos caucus, que são votações realizadas antes das eleições oficiais.
Cada estado possui um número específico de delegados por partido, determinado previamente pelas legendas e proporcional à população do estado — uma regra que pode variar de uma localidade para outra.
Durante esses eventos, tanto a população quanto membros dos partidos expressam suas preferências sobre quem deve ser o candidato oficial da legenda. Quanto mais votos um candidato recebe, maior é o número de delegados que lhe é atribuído.
Após as primárias e caucus, os delegados se reúnem nas Convenções Nacionais do partido, onde votam no candidato que lhes foi designado.
O candidato que obtiver a maioria dos votos dos delegados é declarado o representante do partido, de acordo com informações do site oficial do governo dos EUA (usa.gov).
Colégio Eleitoral nos EUA
No Colégio Eleitoral, onde são escolhidos o presidente e o vice-presidente, os delegados são chamados de “electors”, que se traduz como “eleitores” em português. Essa nomenclatura reflete seu papel crucial no processo eleitoral americano.
Proporcionalidade e votação no Colégio Eleitoral
De acordo com Débora Prado, professora do IERI da UFU e pesquisadora do INCT para Estudos sobre os Estados Unidos (INCT-INEU), não há regras que impeçam uma mesma pessoa de atuar como delegado tanto nas primárias quanto no Colégio Eleitoral.
Cada estado tem um número de delegados proporcional à sua população, determinado pela Constituição dos EUA. Essa contagem é baseada na soma de senadores (dois por estado) e deputados, que varia conforme a população local.
Após a eleição marcada para o dia 5 de novembro, é realizada a apuração dos votos a nível estadual. Em 48 dos 50 estados, além do Distrito de Colúmbia, o candidato que obtiver a maioria dos votos populares ganha todos os delegados. As exceções a essa regra são Maine e Nebraska.
Os delegados se reúnem em 17 de dezembro nas capitais de seus respectivos estados. Nessa ocasião, seguindo o resultado do voto popular, eles votam para eleger o próximo presidente e vice-presidente dos EUA, conforme informações da Comissão de Assistência Eleitoral dos EUA (EAC).